9 principais sintomas de psoríase

Os sintomas de psoríase podem variar ligeiramente de acordo com o tipo de psoríase, sendo normalmente notado o aparecimento de manchas ou placas vermelhas e descamativas na pele, em qualquer parte do corpo, sendo mais frequentes nos cotovelos, joelhos ou no couro cabeludo.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Dermatologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Os sintomas de psoríase podem desaparecer espontaneamente, sem que haja necessidade de tratamento. No entanto esses sintomas também podem aparecer com maior intensidade em períodos de enfraquecimento do sistema imunológico, como acontece durante períodos de estresse ou gripes, por exemplo.

A psoríase é uma doença inflamatória da pele que deve ser identificada e tratada de acordo com a orientação da dermatologista. Conheça mais sobre a psoríase.

Principais sintomas

Os principais sintomas de psoríase são:

  1. Manchas ou placas vermelhas na pele;
  2. Descamação da pele;
  3. Pele ressecada e rachada, podendo sangrar as vezes;
  4. Coceira no local das manchas;
  5. Sensação de queimação na região;
  6. Dor na região, em alguns casos;
  7. Alteração no formato e textura das mãos;
  8. Febre, em alguns tipos de psoríase;
  9. Dor, rigidez e inchaço nas articulações, em alguns casos.

Os sintomas de psoríase podem variar de acordo com o tipo da doença, sendo importante consultar o dermatologista para que seja feita uma avaliação, feito o diagnóstico e iniciado o tratamento mais adequado.

Marque uma consulta como o dermatologista mais próximo, usando a ferramenta abaixo, para investigar o tipo de dermatologista:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Dermatologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Sintomas por tipo de psoríase

Dependendo do tipo de psoríase, os sintomas e características podem variar ligeiramente:

1. Psoríase vulgar

Conteúdo sensível
Esta imagem pode apresentar conteúdo desconfortável para algumas pessoas.
Imagem ilustrativa número 1

É o tipo mais frequente de psoríase e é caracterizada pela presença de lesões de tamanhos variados que geralmente surgem no couro cabeludo, joelhos e cotovelos. Essas lesões são vermelhas e bem delimitadas, normalmente são recobertas por escamas brancas, podem coçar bastante e, em alguns casos, também podem sangrar.

2. Psoríase gutata

Conteúdo sensível
Esta imagem pode apresentar conteúdo desconfortável para algumas pessoas.
Imagem ilustrativa número 2

Esse tipo de psoríase é mais comum de ser identificada em crianças e é caracterizada pela presença de pequenas lesões na pele em forma de gota, principalmente no tronco, braço e coxas, e está na maioria das vezes associada a infecção por bactérias do gênero Streptococcus.

3. Psoríase artropática ou atrite psoriática

Conteúdo sensível
Esta imagem pode apresentar conteúdo desconfortável para algumas pessoas.
Imagem ilustrativa número 3

Nesse tipo de psoríase, além do aparecimento das placas vermelhas e descamativas características da doença, as articulações também ficam bastante doloridas. Esse tipo de psoríase pode acometer desde as articulações das pontas dos dedos até a do joelho.

4. Psoríase pustulosa

Conteúdo sensível
Esta imagem pode apresentar conteúdo desconfortável para algumas pessoas.
Imagem ilustrativa número 4

A psoríase pustulosa é pouco comum e é caracteriza pela presença de lesões com pus espalhadas pelo corpo ou nas mãos. Nesse tipo de psoríase também podem ser observados outros sintomas, como febre, calafrios, coceira e diarreia, por exemplo.

5. Psoríase ungueal

Imagem ilustrativa número 5

Nesse tipo de psoríase podem ser observadas manchas amareladas ou alterações no formato e textura da unha das mãos, podendo até mesmo ser confundido com uma micose.

6. Psoríase no couro cabeludo

Conteúdo sensível
Esta imagem pode apresentar conteúdo desconfortável para algumas pessoas.
Imagem ilustrativa número 6

Os sintomas de psoríase no couro cabeludo normalmente aparecem em períodos de estresse, sendo caracterizado pela presença de escamas brancas espessas aderidas ao couro cabeludo, ao redor dos folículos pilosos. Além disso, há vermelhidão na região acometida e diminuição da quantidade de cabelos na região.

Psoríase em crianças

Os sintomas da psoríase em crianças e adolescentes são os mesmos dos adultos, mas em crianças muito pequenas pode haver algumas alterações. Nas crianças de até 2 anos, a psoríase manifesta-se especialmente na região da fralda, sendo semelhante ao eritema da fralda (assadura), mas na psoríase infantil, que normalmente é do tipo psoríase gutata, há:

  • Leve vermelhidão da área afetada, com um tom ligeiramente brilhante, com bordas bem definidas;
  • Acometimento também das dobras inguinais;
  • Pode ou não haver coceira associada.

Após cerca de 2 semanas do surgimento desta lesão, é comum haver o aparecimento das mesmas lesões da psoríase na face, couro cabeludo, tronco ou membros. Saiba tudo sobre a psoríase gutata.

Tratamento e cuidados essenciais

O tratamento para psoríase é feito de forma a controlar os seus sintomas, devendo ser feito conforme orientação do dermatologista. O tratamento normalmente é feito por meio do uso de medicamentos em forma de comprimidos e pomadas, além de medidas de higiene e de hidratação da pele.

É importante também ter atenção à alimentação, dando preferência à alimentos antioxidantes e capazes de manter a pele hidratada. Assista o vídeo e saiba como ter uma pele sempre linda e hidratada:

PSORÍASE | Tratamentos Caseiros

05:00 | 697.469 visualizações

Vídeos relacionados

6 causas de COCEIRA e como tratar - com Dr. Aline Bressan Dermatologista

08:27 | 512.884 visualizações

PSORÍASE | Tratamentos Caseiros

05:00 | 697.469 visualizações