O refluxo gastroesofágico pode causar alguns sintomas, como sensação de estômago cheio e pesado, sensação de queimação no estômago e/ ou na garganta, dor no peito, tosse após a refeição, mal-estar geral, arrotos e gosto desagradável na boca.
Na presença de sinais e sintomas de refluxo, é importante que o gastroenterologista seja consultado para que seja feita uma avaliação, confirmado o diagnóstico e iniciado o melhor tratamento, que pode envolver o uso de medicamentos e mudanças na alimentação.
O refluxo gastroesofágico é o retorno involuntário do conteúdo do estômago para o esôfago, o que pode acontecer com mais frequência em pessoas que estão acima do peso e possuem alimentação pouco saudável. Veja mais sobre o refluxo e principais causas.
Confira no vídeo a seguir mais detalhes sobre os sintomas do refluxo:
REFLUXO GASTROESOFÁGICO: o que é, sintomas, como evitar e tratamento
07:32 | 58.089 visualizaçõesPrincipais sintomas
Os principais sintomas de refluxo são:
- Azia;
- Sensação de estômago cheio e pesado;
- Sensação de queimação no estômago e/ ou na garganta;
- Dor no peito;
- Tosse após a refeição;
- Mal-estar geral;
- Arroto;
- Sensação de bolo na garganta;
- Sensação que o alimento consumido voltou para a garganta;
- Gosto desagradável na boca.
Além disso, devido a irritação na garganta provocada pelo ácido do estômago, também é comum surgir pigarro na garganta. Veja outras causas do pigarro na garganta.
Nos bebês, o refluxo pode ser identificado pelas golfadas após a mamada, sono agitado, irritação, rouquidão e dificuldade para ganhar peso, por exemplo. Confira outros sintomas de refluxo em bebês.
Os sintomas do refluxo gastroesofágico podem surgir logo após ou algumas horas após a refeição, podendo piorar quando a pessoa deita ou se abaixa após comer.
Teste online de sintomas
Para saber quais as chances de ter refluxo gastroesofágico, por favor, selecione os sintomas que apresenta:
Este teste é uma ferramenta que serve apenas como meio de orientação e, portanto, não tem a finalidade de dar um diagnóstico e nem substitui a consulta com um gastroenterologista ou clínico geral.
O que fazer
Em caso de refluxo, é importante que o gastroenterologista seja consultado para que seja confirmado o diagnóstico e orientado o tratamento. De forma geral, é recomendado que a pessoa tenha uma alimentação mais leve, evitando alimentos gordurosas e industrializados e bebidas alcoólicas e gaseificadas, dando preferência Às frutas e verduras. Além disso, é recomendado comer em menor quantidade e a cada 3 horas.
Além disso, pode ser também indicado pelo médico o uso de medicamentos que ajudam a aliviar os sinais e sintomas e evitar novas crises de refluxo, como é o caso dos medicamentos antiácidos, inibidores da produção de ácido, aceleradores do esvaziamento gástrico e protetores gástricos. Veja mais detalhes do tratamento para refluxo.
Qual médico consultar
Na presença de sinais e sintomas sugestivos de refluxo é importante que o gastroenterologista seja consultado para que seja feita uma avaliação mais detalhada dos sintomas e dos hábitos alimentares e de vida da pessoa, além de também poder ser indicada a realização de exames.