8 sintomas de problemas na tireoide

Problemas na tireoide podem causar diversos sintomas, desde alterações do peso, até queda de cabelo, pele seca, alterações de humor ou dificuldades de concentração, por exemplo.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Endocrinologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Quando o funcionamento da tireoide se encontra alterado, a glândula pode estar funcionando de forma exagerada, também conhecido como hipertireoidismo, ou pode estar funcionando pouco, o que é conhecido como hipotireoidismo.

Entenda melhor sobre os sintomas de problemas na tireoide no vídeo a seguir:

Sinais que a sua TIREOIDE não está bem

06:35 | 15.112 visualizações

Principais sintomas

Os sintomas que podem indicar problemas na tireoide, e que se deve ficar atento, são:

1. Aumento ou perda de peso

O aumento de peso sem razão aparente, especialmente se não houve alterações na dieta ou nas atividades do dia a dia, é sempre preocupante e pode ser causado pelo hipotireoidismo, onde a glândula da tireoide está funcionando pouco e desacelera todo o organismo. No entanto, também pode ocorrer perda de peso sem razão aparente, que pode ser relacionada ao hipertireoidismo e à presença da Doença de Graves, por exemplo.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Dificuldade de concentração e esquecimento

Sentir que está constantemente com a cabeça fora do lugar, tendo muitas vezes dificuldades de concentração ou esquecimentos constantes, pode ser um sintoma de alterações no funcionamento da tireoide.

O hipotireoidismo causa dificuldade de concentração. Já o hipertireoidismo causa nervosismo e pode causar também dificuldade de concentração. Veja os sintomas de hipertireoidismo.

3. Queda de cabelo e pele seca

A perda de cabelo é normal durante períodos de grande estresse e nas estações de outono e primavera, porém se esta perda de cabelo se torna muito pronunciada ou se prolonga para além destas épocas, isso pode indicar que tem alguma alteração no funcionamento da tireoide. Além disso, a pele seca e pode haver coceira, podendo ser indicativo de problemas na tireoide, principalmente se esses sintomas não estiverem relacionados com o tempo frio e seco.

4. Alterações de humor

O déficit ou o excesso de hormônios da tireoide no organismo pode provocar alterações de humor, podendo o hipertireoidismo provocar irritabilidade, ansiedade e agitação, enquanto que o hipotireoidismo pode causar tristeza constante ou depressão, devido à alteração dos níveis de serotonina no cérebro.

5. Prisão de ventre

Além disso, alterações no funcionamento da tireoide também podem causar dificuldades na digestão e prisão de ventre, que não consegue ser resolvida com a alimentação e prática de exercício físico.

6. Sonolência, cansaço e dor muscular

Sonolência, cansaço constante e um aumento do número de horas que dorme por noite podem ser um sinal de hipotireoidismo, que desacelera as funções do corpo e provoca uma sensação de fadiga constante. Além disso, dores musculares ou formigamentos sem explicação também podem ser outro sinal, pois a falta de hormônio da tireoide pode danificar os nervos que enviam sinais do cérebro para o resto do seu corpo, provocando formigamentos e pontadas no corpo.

7. Desconforto na garganta ou pescoço

A glândula da tireoide encontra-se localizada no pescoço e, por isso, caso seja percebida dor, desconforto ou a presença de nódulo ou caroço na região do pescoço, pode ser indicativo de que a glândula está alterada, o que pode interferir no seu bom funcionamento.

Assim que notar qualquer alteração relacionada à tireoide, é importante ir ao clínico geral ou endocrinologista para que sejam feitos exames de diagnóstico.

8. Palpitações e pressão alta

As palpitações que fazem por vezes sentir a pulsação no pescoço e pulso, podem ser um sintoma que indica que a tireoide não esta funcionando como deveria. Além disso, a pressão alta pode ser outro sintoma, especialmente se não melhora com a prática de exercício físico e dieta, podendo o hipotireoidismo também causar um aumento dos níveis de mau colesterol no corpo.

Quais os exames que avaliam a tireoide

Para avaliar o funcionamento da tireoide é importante consultar um endocrinologista, que poderá pedir vários exames. O mais comum, é o exame de sangue para medir a quantidade de alguns hormônios no sangue, como T3, T4, TSH, além de anticorpos, como anti-tireoglobulina e antiperoxidase, por exemplo.

Além disso, pode ser indicada a realização de exames de imagem, como ultrassom da tireoide ou cintilografia da tireoide. No caso de ser notada a presença de alterações, pode ser também indicada a realização de uma punção da tireoide. Conheça mais sobre os exames que avaliam a tireoide.

Funções da tireoide

A tireoide é uma glândula presente no pescoço e que tem como função principal regular o metabolismo e promover o bom funcionamento do organismo, uma vez participa na formação de hormônios que atuam diretamente no coração, fígado e rins, além de atuar sobre o desenvolvimento, ciclo menstrual, metabolismo corporal e no cérebro, influenciando na memória, concentração, humor e estados emocionais.

Como tratar as alterações da tireoide

O tratamento para as alterações da tireoide deve ser orientado pelo endocrinologista de acordo com a alteração apresentada, sintomas presentes e resultado dos exames, podendo ser indicado o uso de remédios para regular a função da tireoide e, em alguns casos, a realização de cirurgia para retirada da glândula, sendo necessário fazer terapia de reposição hormonal por toda a vida. Veja que remédios são usados no tratamento de problemas na tireoide.

Assista no vídeo a seguir como a alimentação pode ajudar:

Alimentação para Problemas na Tireoide

04:47 | 948.268 visualizações

Alterações da tireoide na gravidez

Quem tem hipotireoidismo ou hipertireoidismo pode ter mais dificuldade para engravidar e tem maior risco de ter aborto espontâneo e baixo Q.I. no bebê, na mulher há maior risco de eclampsia, parto prematuro e placenta prévia.

Normalmente quem está tentando engravidar deve conseguir normalizar os valores da tireoide com o uso de medicamentos indicados pelo endocrinologista e manter o devido controle durante a gestação para diminuir as chances de complicações.

Adequar a alimentação e recorrer ao uso de chás preparados com plantas medicinais também pode ajudar a controlar o funcionamento desta glândula. Veja o que comer para regular a tireoide.

Vídeos relacionados

Sinais que a sua TIREOIDE não está bem

06:35 | 15.112 visualizações

Alimentação para Problemas na Tireoide

04:47 | 948.268 visualizações