Os sintomas de TPM e gravidez podem ser muito semelhantes e, por isso, algumas mulheres podem ter dificuldade em perceber qual a verdadeira causa, especialmente quando nunca estiveram gravidas anteriormente.
No entanto, um sintoma que é muito sugestivo de que a mulher está grávida é ausência de menstruação e a presença de enjoos matinais que ocorrem apenas na gravidez e são mais intensos nos primeiros 3 meses. Além disso, em comparação com os sintomas de TPM, que costumam iniciar cerca de 1 semana antes da menstruação chegar e durar até 2 semanas, os primeiros sintomas de gravidez podem durar de 2 semanas a vários meses. Saiba reconhecer os primeiros sintomas de gravidez.
Para identificar corretamente se a mulher está com TPM ou gravidez é recomendado fazer um teste de gravidez ou marcar uma consulta no ginecologista.
Teste online de sintomas
Para saber quais as chances dos seus sintomas serem TPM ou gravidez, por favor responda às questões:
Diferenças entre TPM ou gravidez
Para saber se é TPM ou gravidez a mulher deve estar atenta a algumas diferenças nos sintomas, como:
No entanto, as diferenças entre os sintomas da TPM ou da gravidez são muito leves, e, por isso, é importante que a mulher conheça muito bem as alterações do seu corpo de forma a identificar corretamente uma possível gravidez apenas a partir dos sintomas. Além disso, a presença desses sintomas também pode ocorrer na gravidez psicológica, quando a mulher não está grávida, mas apresenta sintomas como enjoos e crescimento da barriga. Saiba identificar a gravidez psicológica.
Como fazer a menstruação descer mais rápido
Uma boa forma de fazer a menstruação descer mais rápido, aliviando os sintomas da TPM, é tomar chás que promovam a contração do útero, favorecendo a sua descamação. Um dos chás que podem ser consumidos é o chá de gengibre, que deve ser tomado alguns dias antes da menstruação para que tenha o efeito desejado. Veja outras opções de chá para descer a menstruação atrasada.
No entanto, antes de tomar os chás é importante ter a certeza de que não está grávida, isso porque alguns chás podem aumentar o risco de aborto. Confira quais chás a grávida pode tomar.