Trombose venosa profunda: o que é, sintomas, causas e tratamento

A trombose venosa profunda é caracterizada pela formação de coágulos no interior de veias profundas, geralmente das pernas, prejudicando o fluxo de sangue, o que pode provocar sintomas, como inchaço, vermelhidão e dor, e colocar a vida em risco caso não tratada adequadamente.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Angiologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Em alguns casos, a trombose venosa profunda pode causar embolia pulmonar, que é uma complicação grave e que também precisa ser tratada rapidamente. Por isso, é importante que a trombose venosa seja identificada o mais cedo possível, o que pode ser feito por meio de exames como o ultrassom e dosagem de D-dímero no sangue.

Em caso de suspeita de trombose venosa profunda é recomendado procurar uma emergência para uma avaliação e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível, que pode envolver anticoagulantes e até cirurgia.

Conheça melhor sobre a trombose venosa profunda no vídeo a seguir:

Sintomas de trombose venosa profunda

Os principais sintomas de trombose venosa profunda são:

  • Inchaço em uma das pernas;
  • Dor latejante na região afetada;
  • Vermelhidão na perna;
  • Calor no local;
  • Dificuldade para apoiar sobre perna afetada;
  • Dor ao toque da região;
  • Endurecimento da pele sobre a área envolvida.

Embora a trombose venosa profunda geralmente afete as pernas, também pode ocorrer em veias de outras partes do corpo, como os braços, causando sintomas semelhantes. Além disso, quando grave, a trombose venosa pode causar embolia pulmonar caso não tratada. Confira o que é a embolia pulmonar e seus sintomas.

Leia também: 7 sintomas de trombose (na perna, pulmonar, cerebral e mais) tuasaude.com/trombose-sintomas

Em caso de suspeita de trombose venosa profunda é importante procurar uma emergência para uma avaliação e início do tratamento apropriados.

Teste online

Veja o risco de trombose venosa profunda na perna, selecionando seus sintomas no teste:

  1. 1. Dor repentina em uma das pernas que piora ao longo do tempo
  2. 2. Inchaço em uma das pernas, que vai aumentando
  3. 3. Vermelhidão intensa na perna afetada
  4. 4. Sensação de calor ao tocar na perna inchada
  5. 5. Dor ao tocar na perna
  6. 6. Pele da perna mais dura que o normal
  7. 7. Veias dilatadas e mais facilmente visíveis na perna

O teste de sintomas é uma ferramenta de orientação, não servindo como diagnóstico e nem substituindo a consulta com o cardiologista, hematologista ou clínico geral.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico de trombose venosa profunda geralmente é feito pelo médico na emergência levando em consideração os sintomas apresentados e o risco de trombose. Além disso, podem ainda ser indicados exames como a dosagem de D-dímero no sangue e o ultrassom da perna.

Marque uma consulta com o médico mais próximo para investigar a trombose venosa profunda:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Possíveis causas

A trombose venosa profunda é causada pela formação de um coágulo, normalmente em uma das pernas, devido a alterações na circulação que aumentam o risco de coagulação do sangue e que tendem a ocorrer em pessoas com dificuldade de movimentar os membros, acamadas ou imobilizadas, sedentárias, gestantes ou que fazem uso de drogas ilícitas injetáveis, por exemplo.

Além disso, pessoas com histórico de trombose anterior e câncer, doenças como diabetes e hipertensão, idosos, obesos, fumantes e que fazem uso de anticoncepcionais hormonais orais também têm maior risco de ter trombose venosa profunda. Veja os principais efeitos colaterais dos anticoncepcionais.

COVID-19 aumenta o risco de trombose?

A infecção por COVID-19 aumenta o risco de desenvolver coágulos que podem resultar em trombose venosa profunda. Isso parece acontecer especialmente nos casos mais graves, devido ao intenso processo inflamatório que o vírus causa e seu efeito direto sobre os vasos.

Assim, o uso de anticoagulantes pode ser indicado em alguns casos de COVID-19, especialmente em pessoas internadas e com infecção grave. Além disso, exames de sangue como dosagem de plaquetas, fibrinogênio, e D-dímero podem ser indicados, para avaliar o risco de trombose. Entenda melhor o que é o D-dímero e para que serve.

Como é o feito o tratamento

O tratamento da trombose venosa profunda geralmente é feito no hospital e envolve o uso de medicamentos anticoagulantes como heparina, rivaroxabana ou varfarina.

No entanto, em alguns casos, a trombólise, que é uma forma de dissolver o coágulo usando medicamentos injetáveis, ou a cirurgia para trombose também podem ser indicadas. Entenda melhor como é o tratamento da trombose venosa profunda.

Vídeos relacionados

10 DICAS para SOBREVIVER À VIAGEM

02:50 | 57.366 visualizações