7 sintomas de úlceras no estômago (e quem tem mais risco)

O principal sintoma de úlcera no estômago é a dor na "boca do estômago", que se localiza cerca de 4 a 5 dedos acima do umbigo, e que costuma aparecer entre as refeições ou à noite, sendo de difícil controle mesmo com medicamentos que melhoram a acidez.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Gastroenterologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Além da dor no estômago, é também possível notar dor e queimação no meio do peito, sensação constante de estômago cheio, mal estar geral, fezes escuras e perda de peso sem causa aparente.

A úlcera é uma ferida no estômago, que dói e agrava quando o suco gástrico entra em contato com o ferimento, pois esse líquido é ácido e provoca mais irritação e inflamação no local afetado. A principal causa de úlceras gástricas é a presença da bactéria H. pylori no estômago, mas esse problema também pode aparecer devido ao estresse ou uso de anti-inflamatórios.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de úlcera no estômago

Os principais sintomas de úlcera no estômago são:

  1. Sensação constante de estômago inchado;
  2. Náuseas e vômitos;
  3. Dor e queimação na garganta ou no meio do peito;
  4. Mal-estar geral;
  5. Arrotos;
  6. Perda de peso sem razão aparente;
  7. Fezes muito escuras ou avermelhadas.

A presença de fezes ou vômitos avermelhados normalmente são indicativos de sangramento no intestino, sendo necessário procurar o médico para identificar a localização e causa do problema, sendo na maioria das vezes consequência de uma gastrite crônica.

Teste online de sintomas

A úlcera no estômago é um tipo de úlcera péptica. Para saber a possibilidade de ter úlcera péptica, por favor, selecione os sintomas que apresenta:

  1. 1. Dor na parte superior do abdome após as refeições ou à noite
  2. 2. Náusea e/ou vômitos
  3. 3. Perda de peso
  4. 4. Sensação de estômago cheio após as refeições
  5. 5. Sensação de saciedade mesmo após comer pouco
  6. 6. Usou frequentemente anti-inflamatórios, como ibuprofeno ou diclofenaco

Este teste é uma ferramenta que serve apenas como meio de orientação. Portanto, não tem a finalidade de dar um diagnóstico e nem substitui a consulta com um gastroenterologista ou clínico geral.

Como confirmar o diagnóstico

Em muitos casos, o médico pode suspeitar de uma úlcera no estômago apenas através da avaliação dos sintomas apresentados, no entanto, como os sintomas também podem indicar outros problemas no sistema digestivo é comum que o médico peça exames complementares como a endoscopia, por exemplo.

Leia também: Endoscopia digestiva: o que é, para que serve e preparo tuasaude.com/como-e-feita-a-endoscopia

Além disso, como uma das principais causas da úlcera é a infecção pela bactéria H. pylori, o médico pode ainda pedir o teste da urease, exames de sangue ou um teste respiratório com ureia marcada, para saber se realmente se trata de um caso de infecção pela bactéria que precise ser tratado com antibióticos.

Marque uma consulta com o gastroenterologista mais próximo para avaliar os sintomas e, assim, iniciar o melhor tratamento, caso haja necessidade:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Quem tem mais risco

O aparecimento da úlcera no estômago é mais frequente em pessoas que possuem infecção por H. pylori, fazem uso de medicamentos anti-inflamatórios de forma prolongada e sem indicação médica.

Além disso, outros possíveis fatores de risco, cuja comprovação científica ainda é limitada, são: estar sempre sob estresse, possuir uma alimentação rica em alimentos de difícil digestão e gordura, e consumir bebidas alcoólicas e cigarros de forma excessiva. Conheça as principais causas de úlcera no estômago.