Os dentes nascendo em bebês podem causar sintomas como irritabilidade, salivação excessiva e gengivas avermelhadas, e geralmente ocorrem em torno dos 6 meses de idade, que é quando normalmente começa o nascimento dos primeiros dentes.
Geralmente, os sintomas são leves, não necessitando de nenhum tratamento específico, e para ajudar a aliviar o desconforto que pode ocorrer pode-se fazer uma massagem nas gengivas e dar mordedores para o bebê.
No entanto, durante o período de nascimento dos primeiros dentes do bebê é importante consultar um pediatra caso sintomas como febre ou diarreia ocorram, porque nem sempre são causados pelos dentes e a identificação da causa é importante para iniciar o tratamento apropriado.
Principais sintomas
Os principais sintomas do nascimento dos primeiros dentes são:
- Agitação e irritabilidade durante o dia;
- Excesso de saliva;
- Gengivas inchadas e avermelhadas;
- Vontade de mastigar todos os objetos que encontra;
- Chupar os dedos;
- Esfregar as gengivas;
- Dificuldade em comer;
- Falta de apetite;
- Dificuldade para dormir;
- Aumento da temperatura do corpo.
No entanto, embora outros sintomas como diarreia, nariz escorrendo, manchas vermelhas no rosto ou febre também possam ocorrer neste período, caso ocorram é importante consultar um pediatra para uma avaliação porque podem indicar doenças como resfriados ou gastroenterite.
Leia também: Febre no bebê: quantos graus, causas e o que fazer tuasaude.com/febre-no-bebeQuando nascem os primeiros dentinhos?
Os dentinhos do bebê geralmente começam a nascer entre 6 e 8 meses de idade e os incisivos centrais inferiores normalmente são os primeiros. No entanto, a ordem de nascimento dos dentes pode ser afetada por alterações genéticas e, em alguns casos, pela presença de dentes já ao nascimento do bebê. Veja mais detalhes do nascimento dos primeiros dentes do bebê.
O que fazer no nascimento dos primeiros dentinhos
O nascimento dos primeiros dentinhos faz parte do desenvolvimento normal do bebê e os sintomas que podem ocorrer neste período geralmente são leves, não sendo necessário nenhum tratamento específico.
Assim, em caso de desconforto ou irritabilidade, medidas como massagear as gengivas com as pontas dos dedos e dar brinquedos ou alimentos que o bebê possa morder, como mordedores e palitinhos de cenoura, desde que devidamente higienizados, podem ser indicadas.
Leia também: 7 dicas para aliviar a dor do nascimento dos dentinhos tuasaude.com/como-aliviar-a-dor-do-nascimento-dos-dentes-do-bebeAlém disso, caso o queixo do bebê fique vermelho e irritado por causa da baba, a aplicação do creme que se utiliza para as assaduras pode ser recomendada pelo pediatra. No entanto, caso sintomas como febre ou diarreia ocorram, é importante consultar um pediatra para uma avaliação, já que pode ser necessário o uso de medicamentos como antitérmicos e antibióticos.
Como cuidar dos primeiros dentinhos
Assim que os primeiros dentinhos começam a nascer, a sua escovação com pasta de dentes contendo flúor adequada para uso infantil geralmente é recomendado, porque possui a quantidade de flúor suficiente para garantir a saúde dos dentes.
Além disso, é importante a utilização de uma escova macia, fazendo a escovação dos dentes com movimentos leves para evitar danos à gengiva. Confira mais detalhes sobre como escovar os dentes do bebê.