Os sintomas de infecção por Escherichia coli (E. coli) são diarreia, dor abdominal, enjoos, dor ou ardor ao urinar ou vontade frequente para urinar, e variam com o local em que a bactéria está presente.
A Escherichia coli é uma bactéria naturalmente encontrada no intestino, mas que pode causar uma infecção intestinal ou infecção urinária, sendo transmitida pelo consumo de água ou alimentos contaminados, ou má higiene íntima, por exemplo.
Leia também: Escherichia coli (E. coli): o que é, sintomas, transmissão e tratamento tuasaude.com/escherichia-coliOs sintomas de infecção por E. coli surgem cerca de 3 a 4 dias após o contato com a bactéria e o tratamento deve ser feito com orientação do clínico geral, gastroenterologista ou urologista, de acordo com o tipo de infecção.
Sintomas de infecção intestinal por E. coli
Os principais sintomas de infecção intestinal por E. coli são:
- Diarreia aquosa e abundante;
- Fezes com sangue;
- Dor abdominal ou cólicas frequentes;
- Náuseas e vômitos;
- Sensação de fraqueza;
- Mal estar geral e cansaço;
- Febre abaixo de 38ºC;
- Perda do apetite.
Além disso, devido a diarreia ou vômitos, a infecção intestinal por E. coli pode resultar em desidratação, especialmente em crianças e idosos, o que pode ser percebido através de sintomas como dor de cabeça forte, cansaço, sede intensa, boca seca e pouca urina, por exemplo. Saiba identificar os sintomas de desidratação.
Sintomas de E. coli na urina
Alguns dos principais sintomas de infecção urinária por E. coli são:
- Dor ou queimação ao urinar;
- Urina turva e com cheiro forte;
- Vontade frequente para urinar;
- Sensação de pressão ou dor na bexiga;
- Febre baixa persistente;
- Sensação de não conseguir esvaziar a bexiga completamente;
- Sangue na urina.
- Mal estar.
A infecção urinária causada por E. coli é mais comum em mulheres devido à proximidade do ânus com a vagina, tornando mais fácil a transmissão da bactéria de um lugar para o outro.
Teste de sintomas de E. coli na urina
Para saber se há possibilidade de ter infecção urinária por Escherichia coli, selecione os sintomas no teste a seguir:
O teste de sintomas é apenas uma ferramenta de orientação, não servindo como diagnóstico e nem substituindo a consulta com o clínico geral ou urologista.
Como confirmar a infecção por E. coli
O diagnóstico da Escherichia coli na urina é feito pelo urologista de acordo com os sintomas apresentados e resultado do exame de urina do tipo 1 e urocultura, que indicam se há infecção e qual o melhor antibiótico para tratar.
Já no caso da infecção intestinal por E. coli, também conhecida de gastroenterite bacteriana, o diagnóstico é feito pelo gastroenterologista através da avaliação dos sintomas e exames como hemograma completo, níveis de eletrólitos no sangue e exame de fezes e coprocultura. Saiba como é feita a coprocultura.
O que fazer
É importante consultar o clínico geral, urologista ou gastroenterologista caso surjam sintomas de infecção por Escherichia coli, de forma que seja identificado o tipo de infecção e orientado o tratamento mais adequado.
No caso da E. coli na urina, o urologista normalmente indica o uso de antibióticos, como nitrofurantoína ou ciprofloxacino, por exemplo, e aumento da ingestão de líquidos para ajudar na eliminação da bactéria.
Leia também: Tratamento para infecção urinária: antibióticos e remédios caseiros tuasaude.com/tratamento-para-infeccao-urinariaJá para a infecção intestinal por E. coli, o tratamento normalmente recomendado pelo gastroenterologista é repouso, alimentação leve e ingestão de bastante líquidos. Em alguns casos, pode ser recomendado o uso de antibióticos.
Além disso, caso a pessoa apresente desidratação, pode ser necessário internamento hospitalar para receber soro na veia. Conheça mais sobre o tratamento para E. coli.
Leia também: 7 cuidados para evitar a infecção por Escherichia coli (E. coli) tuasaude.com/e-coli