Sinusite bacteriana é a inflamação dos seios nasais causada por bactérias, provocando sintomas como mau hálito, sensação de peso no rosto, dor na cabeça e febre, por exemplo.
A sinusite bacteriana geralmente surge após gripes, resfriados ou crises alérgicas, situações que deixam as mucosas nasais sensíveis à entrada e multiplicação de bactérias nos seios nasais.
Leia também: Sinusite: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/sinusiteO tratamento da sinusite bacteriana é feito pelo otorrinolaringologista que pode indicar o uso de antibióticos e descongestionantes, além da lavagem nasal.
![Imagem ilustrativa número 1](https://image.tuasaude.com/media/article/xl/gn/sinusite-bacteriana_29791.jpg?width=686&height=487)
Sintomas de sinusite bacteriana
Os principais sintomas de sinusite bacteriana são:
- Dor de cabeça em volta dos olhos;
- Tosse que piora a noite;
- Nariz escorrendo ou entupido;
- Secreção nasal verde ou amarelada;
- Febre, geralmente alta, acima de 39ºC;
- Sensação de peso ou pressão no rosto, principalmente ao abaixar a cabeça.
Além disso, também podem surgir dor ao tocar o rosto, dor nos dentes, mau hálito, sensação de pressão no ouvido ou cheiro ruim no nariz. Veja outras causas de cheiro ruim no nariz.
A sinusite bacteriana também pode provocar uma diminuição ou perda do olfato, dor de garganta, cansaço excessivo ou mal estar.
O sintomas da sinusite bacteriana duram mais de 10 dias, podendo permanecer por até 4 semanas, e são parecidos com o da sinusite viral, alérgica ou fúngica.
Leia também: 9 sintomas de sinusite (com teste online) tuasaude.com/sintomas-de-sinusiteTeste de sintomas
Para saber o risco de estar com sinusite, selecione os seus sintomas no teste a seguir:
O teste de sintomas é apenas uma ferramenta de orientação, não servindo como diagnóstico e nem substituindo a consulta com o clínico geral ou otorrinolaringologista.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da sinusite bacteriana é feito pelo otorrinolaringologista ou clínico geral através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e exame físico.
Marque uma consulta com o otorrinolaringologista na região mais próxima de você:
No exame físico, o médico palpa os seios nasais para avaliar se existe sensibilidade nessa região, além de visualizar as cavidades nasais.
Geralmente, não são necessários exames complementares para a sinusite bacteriana.
No entanto, em alguns casos, o médico pode fazer uma endoscopia nasal e coletar as secreções nasais para avaliar no laboratório e identificar a bactéria responsável pela sinusite.
Leia também: Secreção nasal: o que é, características, tipos (e o que fazer) tuasaude.com/secrecao-nasalPossíveis causas
A sinusite bacteriana é uma inflamação dos seios nasais causada pela entrada e multiplicação de bactérias, como:
- Streptococcus pneumoniae;
- Haemophilus influenzae;
- Moraxella catarrhalis.
A sinusite bacteriana, geralmente, surge após gripes, resfriados ou crises alérgicas, situações que deixam as mucosas nasais sensíveis à entrada e multiplicação de bactérias nos seios nasais.
Além disso, outros fatores de risco, como exposição ao tabaco, fumaça, desvio de septo, baixa temperatura, umidade, ansiedade e estresse, também podem contribuir para o aumento da sensibilidade das mucosas do nariz, favorecendo o surgimento da sinusite bacteriana.
A sinusite bacteriana é contagiosa?
Diferente da sinusite viral, a sinusite bacteriana não é contagiosa, não sendo transmitida de pessoa para pessoa.
Como é feito o tratamento
O tratamento da sinusite bacteriana deve ser feito com orientação do otorrinolaringologista ou clínico geral e tem como objetivo de combater as bactérias, ajudando a aliviar os sintomas da sinusite.
Os principais tratamentos indicados para sinusite bacteriana são:
1. Antibióticos para sinusite
Os antibióticos para sinusite bacteriana, como amoxicilina, ceftriaxona, clindamicina ou doxiciclina, podem ser indicados para combater as bactérias.
A dose e tempo de uso dos antibióticos varia de acordo com a idade, os sintomas e estado de saúde, sendo geralmente indicado o uso durante 7 dias para os adultos e durante 10 dias para as crianças.
Leia também: Antibióticos para sinusite: quando usar, como tomar e efeitos colaterais tuasaude.com/antibiotico-para-sinusite2. Remédios analgésicos e descongestionantes
Além dos antibióticos, o médico também pode indicar o uso de descongestionantes nasais ou analgésicos, para aliviar a dor no rosto, congestão nasal e febre.
Além disso, também podem ser indicados anti-inflamatórios ou corticoides. Confira todos os remédios para sinusite.
3. Nebulização
A nebulização para sinusite bacteriana pode ser indicada pelo médico para ajudar a umidificar as vias respiratórias, fluidificar as secreções e desobstruir as vias aéreas.
Esse tipo de tratamento consiste em inalar vapor que pode conter soro fisiológico e /ou medicamentos indicados pelo médico.
A nebulização pode ser feita utilizando-se um nebulizador elétrico em casa, ou feita em hospitais e dura entre 15 e 20 minutos, sendo indicada de 2 a 3 vezes por dia. Veja como fazer a nebulização.
Leia também: 4 tipos de nebulização para sinusite tuasaude.com/nebulizacao-para-sinusite4. Lavagem nasal
A lavagem nasal para sinusite bacteriana consiste em injetar, com uma seringa sem agulha ou irrigador nasal, o soro fisiológico a 0,9%.
Esse tipo de tratamento é recomendado pelo médico para todos os tipos de sinusite, inclusive a sinusite bacteriana, como forma de complementar o tratamento com remédios.
Isso porque a lavagem nasal permite hidratar e fluidificar as secreções dos seios nasais, aliviando o desconforto na região e ajudando a eliminar as secreções.
Assista o video com o enfermeiro Manuel Reis sobre como fazer a lavagem nasal para sinusite:
3 tratamentos caseiros para curar a SINUSITE mais rápido
05:50 | 1.518.245 visualizações5. Beber bastante líquido
Beber bastante líquido, como água, água de coco e sucos naturais de frutas sem açúcar, ajuda a melhorar a hidratação do corpo, inclusive das mucosas dos seios nasais, fluidificando as secreções e facilitando sua eliminação.
Além disso, pode-se tomar chás, principalmente, que tenham propriedades anti-inflamatórias, expectorantes e analgésicas, como chá de gengibre com alho, tomilho com mel e chá de equinácea, por exemplo.
Leia também: 8 remédios caseiros para sinusite: chás e outras opções tuasaude.com/remedio-caseiro-para-sinusite6. Manter uma alimentação equilibrada
Manter uma alimentação equilibrada, incluindo o consumo de alimentos ricos em fibras, ômega 3, vitamina C e antioxidantes, ajuda a fortalecer o sistema imunológico para combater as bactérias e recuperar mais rapidamente da sinusite.
Desta forma, deve-se incluir alimentos como frutas vermelhas, frutas cítricas, vegetais verde-escuros, ervas e temperos naturais.
7. Fazer vaporização
Fazer vaporização, com óleos essenciais, como tomilho, eucalipto ou hortelã pimenta, também podem ajudar a fluidificar as secreções e desentupir o nariz.
Esse tipo de tratamento pode ser feito para complementar o uso de remédios indicados pelo médico.
Leia também: 11 formas naturais de aliviar a sinusite tuasaude.com/cura-da-sinusite8. Ter boas noites de sono
Ter boas noites de sono, dormindo entre 7 a 9 horas por noite, é importante para fortalecer o sistema imunológico, ajudando no combate às bactérias causadoras da sinusite.