Situs inversus é uma alteração congênita rara em que os principais órgãos do tórax e do abdômen se situam em uma posição espelhada em relação a posição habitual, podendo não causar sintomas ou resultar no surgimento de dor abdominal, dificuldade para respirar ou pele azulada, por exemplo.
Essa condição é causada por mutações genéticas passadas dos pais para os filhos, que afetam o desenvolvimento do embrião durante a gestação, fazendo com que os órgãos se desenvolvam do lado oposto, invertido e espelhado.
O tratamento do situs inversus é feito pelo pediatra ou clínico geral, para aliviar os sintomas de complicações que podem surgir, como sinusite crônica, pneumonia recorrente, problemas cardíacos ou obstrução intestinal, por exemplo.
Sintomas de situs inversus
Os principais sintomas de situs inversus são:
- Dor de cabeça ou sensação de pressão na face;
- Dificuldade para respirar, falta de ar ou desconforto respiratório;
- Dor abdominal;
- Náuseas e vômitos;
- Pele ou lábios azulados, ou palidez.
O situs inversus pode não apresentar sintomas quando os órgãos, apesar de estarem posicionados de uma forma diferente do normal, estão funcionando adequadamente.
No entanto, quando o órgão não funciona corretamente os sintomas variam de acordo com o órgão afetado, e normalmente estão relacionados a infecções respiratórias recorrentes, como sinusite, bronquite ou pneumonia, obstrução intestinal, ou problemas cardíacos, por exemplo.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico do situs inversus é feito pelo pediatra ou clínico geral através da avaliação dos sintomas, exame físico e de imagem.
Marque uma consulta com o pediatra na região mais próxima de você:
Assim, o médico pode solicitar exames, como raio X, tomografia computadorizada, ressonância magnética e ultrassonografia, que permitem verificar a posição dos órgãos, assim como quais órgão são afetados.
Possíveis causas
O situs inversus é causado por mutações genéticas que afetam o desenvolvimento embrionário do bebê na gestação.
Essa doença genética tem caráter autossômico recessivo, ou seja, para que a criança nasça com o situs inversus é preciso que os dois pais sejam pelo menos portadores da mutação.
Além disso, geralmente o situs inversus ocorre associado a síndromes genéticas, como a sindrome de Kartagener, por exemplo. Veja como identificar a síndrome de Kartagener.
Tipos de Situs Inversus
O situs inversus pode ser classificado em vários tipos:
1. Situs inversus totalis
O situs inversus totalis é caracterizado pelo espelhamento dos órgãos localizados no tórax e no abdômen, como intestinos, fígado, estômago, baço, esôfago, pâncreas, coração e pulmões, por exemplo.
2. Situs inversus parcial
O situs inversus parcial é caracterizado por apenas alguns órgãos estarem invertidos.
3. Situs inversus abdominal
O situs inversus abdominal acontece quando todos os órgãos situados na região abdominal estão invertidos.
4. Situs ambiguous
O situs ambiguous é caracterizado por o fígado estar localizado na linha média do corpo, o baço estar ausente ou duplicado, ou quando há sinais de má rotação intestinal.
5. Dextrocardia
A dextrocardia é um tipo de situs inversus em que só o coração se encontra do lado direito em vez de estar do lado esquerdo do corpo, podendo afetar o funcionamento do coração e causar complicações como insuficiência cardíaca. Veja os principais sintomas e complicações da dextrocardia.
Como é feito o tratamento
Em casos em que o situs inversus não causa sintomas, pode não ser necessário realizar tratamento.
Em casos em que estejam outras condições associadas, o tratamento vai depender dos sintomas que se manifestarem.
Geralmente, a cirurgia para reposicionar os órgãos não é recomendada.