Como tirar calo da mão em 5 passos

Evidência científica

Para tirar o calo da mão, é aconselhado colocar a mão de molho na água morna por alguns minutos, fazer uma esfoliação com pedra pomes e hidratar a regão. Isso porque esses passos ajudam a amolecer e remover os calos, além de evitarem a formação de novos calos.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Dermatologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Os calos são áreas duras e grossas que surgem na camada mais externa da pele, devido ao atrito ou pressão constantes, e que se desenvolvem para proteger a pele das mãos ou dos dedos. Entenda melhor o que são os calos.

Em casos de calo na mão com pus ou sangue, ou quando os calos persistem mesmo com as dicas anteriores, é aconselhado consultar um dermatologista, para descobrir as possíveis causas do calo na mão e indicar o tratamento adequado.

Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.
Imagem ilustrativa número 3

5 passos para tirar calo da mão:

Os passos para remover o calo da mão em casa são:

1. Colocar a mão de molho na água morna

Uma das formas mais simples de tirar os calos da mão, é colocando a mão em uma bacia com água morna e sabão. É recomendado deixar a mão na água por cerca de 10 minutos ou até que a pele amoleça bem, facilitando a remoção do calo.

2. Esfoliar com pedra pomes

Esfoliar o calo com pedra pomes também uma ótima forma de remover o excesso de queratina que dá origem ao calo nas mãos.

Após deixar a mão de molho na água, deve-se esfregar o calo suavemente em movimentos circulares para remover a pele morta. É importante não tirar muita pele para evitar sangramento ou infecção.

Além disso, para esfoliar o calo também pode-se usar remédios na forma de pomadas, géis ou soluções que facilitam a remoção do calo na mão. Confira outras opções de remédios para remover os calos.

3. Hidratar a pele

Hidratar a pele amolece gradativamente os calos duros, ajudando a removê-los, além de manter a pele macia, prevenindo nonos calos nas mãos. Para isso, basta lavar bem as mãos e em seguida, aplicar um hidratante diariamente no calo, com movimentos circulares.

4. Usar protetor de calos

Para evitar um novo calo na mão, é aconselhado proteger a região onde o calo surgiu para diminuir o atrito e a pressão. Assim, pode-se usar protetores de calos, que são feitos de espuma e são encontrados em farmácias.

Outra dica para evitar o atrito e a pressão no calo da mão, é usar um curativo feito com fita micropore e gaze. Além disso, trabalhadores ou praticantes de atividades físicas que pegam peso, podem usar luvas grossas de borracha ou de tecido, por exemplo.

5. Consultar um dermatologista

É recomendado consultar um dermatologista quando os calos da mãos não saem, mesmo com as dicas anteriores, ou em casos de calos persistentes.

Além disso, em caso de calos com sangramento e/ou pus, assim como pessoas com diabetes ou problemas de circulação também devem consultar o dermatologista, para descobrir a causa do calo na mão e indicar o tratamento mais adequado.

Se deseja consultar um especialista, marque uma consulta com o dermatologista mais próximo da sua região:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.