Uma ótima solução caseira para tratar dos pés cansados e aliviar as dores do final do dia consiste em fazer uma automassagem utilizando óleo de amêndoas, após fazer um bom escalda pé, pois assim é possível deixar os músculos relaxados.
O escalda pé, além de promover o relaxamento, ajuda a favorecer o retorno venoso, ou seja, facilita o retorno do sangue ao coração, diminuindo o inchaço e promovendo a sensação de bem-estar.
Para garantir o efeito relaxante, é interessante fazer uma massagem no pé, pois o pé possui pontos específicos que, quando estimulados, podem ajudar a aliviar a tensão. Veja como fazer uma massagem relaxante nos pés.
1. Escalda pé
Fazer o escalda pé relaxante é bastante fácil, basta que:
- Coloque numa bacia um pouco de água morna e acrescente 2 colheres de sal de cozinha;
- Deixe os pés de molho por 15 a 20 minutos;
- Seque bem os pés e passe um pouquinho de óleo de amêndoas nas mãos, espalhando bem em todo pé.
A seguir, para potencializar o efeito relaxante do escalda pé pode ser feita uma massagem.
2. Como fazer a massagem nos pés
Para fazer a massagem deve ficar sentado com as pernas cruzadas, para que possa aplicar uma pequena quantidade de óleo de amêndoas no pés. O suficiente para deslizar bem as mãos. A seguir, deve seguir estes passos:
- Faça pressão com a ponta dos dedos na sola do pé, começando na planta dos pés até o calcanhar. Depois repita o movimento até à planta do pé, novamente, e repita estes movimentos durante 1 minuto;
- Empurre o dedão da mão contra a sola do pé, aplicando uma ligeira pressão, deslizando desde o calcanhar até os dedos. Repita as vezes necessárias até ter pressionado todas as regiões da sola;
- Segure um dedo do pé com a mão e pressione ligeiramente, rodando a mão até massagear todas as partes de cada dedo;
- Segure todos os dedos do pé e dobre para a frente, mantendo a posição por 30 segundos. Depois, dobre os dedos para trás e mantenha por mais 30 segundos.
Uma boa dica para diminuir o inchaço nos pés ao longo do dia é deitar e colocar uma almofada bem alta por baixo dos pés, deixando-os mais elevados sempre que estiver recostado ou deitado na cama ou no sofá. Esta posição vai ajudar a drenar o excesso de líquido, diminuindo o inchaço e deixando as pernas mais leves.