Algumas dicas para aliviar a sensação de barriga inchada e dura são tomar chás para gases, reduzir a ingestão de sal e alimentos que causam gases e, em alguns casos, tomar remédios indicados pelo médico.
A sensação de barriga inchada pode ser causada por acúmulo de gases, prisão de ventre, excesso de peso, retenção de líquido, gastrite e intolerância alimentar, por exemplo.
Leia também: Barriga inchada: 9 principais causas (e o que fazer) tuasaude.com/barriga-inchadaQuando a sensação de barriga inchada e dura for persistente ou acompanhada de outros sintomas, é aconselhado consultar o clínico geral ou gastroenterologista, para avaliar as possíveis causas do inchaço e indicar o tratamento adequado.
Veja mais sobre as causas de barriga inchada e o que fazer no vídeo a seguir:
Sintomas, causas e tratamento para a BARRIGA DURA e INCHADA
05:22 | 21.601 visualizações7 dicas para aliviar a barriga inchada e dura
Algumas dicas para aliviar a barriga inchada e dura são:
1. Tomar chás antigases
Em casos de excesso de gases, tomar chás como de hortelã-pimenta, erva-doce e de louro ajudam aliviar a sensação de barriga inchada e o desconforto abdominal.
Isso porque esses chás possuem propriedades anti-inflamatórias, digestivas e antiespasmódicas.
Leia também: 10 Melhores Chás para Gases (e como preparar) tuasaude.com/cha-para-gases-intestinais2. Diminuir o consumo de sal
Diminuir o consumo de sal ajuda a aliviar a sensação de barriga inchada e dura, quando essa condição é causada pela retenção de líquido. O sal pode causar o acúmulo de água, pois o sódio retém água.
Assim, é aconselhado evitar alimentos com sódio, como refeições do tipo fast food, queijos amarelos, presunto, salsicha, ketchup, mostarda, bolachas e biscoitos processados.
Leia também: 10 principais alimentos ricos em sódio tuasaude.com/alimentos-ricos-em-sodio3. Comer alimentos ricos em fibras
Para aliviar a sensação de barriga inchada e dura causada pela prisão de ventre, é recomendado comer alimentos ricos em fibras. Isso porque as fibras estimulam os movimentos naturais do intestino, ajudando na eliminação das fezes.
Por isso, pode-se incluir na dieta alimentos como aveia, arroz integral, farelo de trigo, frutas e verduras, sementes e leguminosas, por exemplo.
Leia também: Dieta rica em fibras: como fazer (com cardápio) tuasaude.com/dieta-rica-em-fibras4. Evitar alimentos que causam gases
Em casos de barriga inchada provocada pelo excesso de gases, é recomendado evitar alimentos que podem causar a formação de gases intestinais.
Assim, é recomendado evitar o consumo de feijão, batata-doce, couve-flor, ovo e refrigerante, por exemplo.
Leia também: 12 alimentos que causam gases tuasaude.com/alimentos-que-causam-gases5. Fazer exercícios físicos regularmente
Fazer exercícios físicos regularmente, de 3 a 5 vezes por semana, como caminhada, corrida, natação e musculação, ajuda a aliviar a barriga inchada em pessoas que possuem excesso de peso.
Esses exercícios aumentam a frequência cardíaca, ajudando na queima de gordura corporal e contribuindo para a perda de peso e de barriga. Veja outros exercícios indicados para perder barriga.
6. Tomar chás diuréticos
Tomar chás diuréticos, como chá de salsinha, dente-de-leão e cavalinha, aumentam a quantidade de urina, ajudando a eliminar o excesso de líquido corporal.
Esses chás podem ajudar a aliviar a sensação de barriga inchada em algumas situações, como dieta rica em sal e alterações hormonais durante o período menstrual.
Leia também: 14 chás diuréticos (para inchaço e retenção de líquidos) tuasaude.com/cha-diuretico7. Beber bastante água
Em casos de prisão de ventre, beber bastante água ajuda a aliviar a sensação de barriga inchada e dura.
Isso porque a água e também a água de coco e os chás, ajudam a hidratar as fezes, facilitando a evacuação. Saiba quantos litros de água deve-se beber por dia.
8. Usar remédios
Conforme a causa da barriga inchada, o médico pode prescrever alguns remédios, como:
- Laxantes, como Lacto Purga, leite de magnésia, Dulcolax e Almeida Prado 46, para pessoas com prisão de ventre;
- Antigases, como simeticona, dimeticona, probióticos e carvão vegetal ativado, para excesso de gases;
- Medicamentos para gastrite, como omeprazol, pantoprazol, hidróxido de alumínio e hidróxido de magnésio;
- Remédios para obesidade, como orlistat, Saxenda, semaglutida e bupropiona.
O médico ou nutricionista também pode indicar a enzima lactase, para ajudar a tratar a intolerância à lactose, uma síndrome que é causada pela redução ou falta dessa enzima no organismo.
Leia também: Enzimas digestivas: para que servem, suplementos e efeitos colaterais tuasaude.com/enzimas-digestivas