Como aliviar a sensação de barriga inchada e dura

A sensação de barriga inchada geralmente aparece por acúmulo de gases intestinais, que fazem com que a pessoa sinta a barriga estufada, além de um pequeno desconforto. No entanto, essa sensação também é bastante comum durante o período menstrual da mulher, especialmente por causa da retenção de líquidos.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Gastroenterologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Assim, é importante identificar qual a possível causa para o aparecimento da barriga inchada, pois o tratamento irá depender da causa. No caso do excesso de gases intestinais, geralmente é importante investir numa alimentação que facilite o funcionamento do intestino, já no caso da retenção de líquidos é importante ter uma alimentação que ajude na eliminação do excesso de líquidos.

Em qualquer caso, quando o desconforto é muito grande, é aconselhado consultar um clínico geral, pois pode existir algum outro problema que esteja causando esse inchaço e que precise de algum tratamento mais específico. Veja mais sobre as possíveis causas de barriga inchada e o que fazer no vídeo a seguir:

O que eu fiz para ACABAR com a BARRIGA INCHADA

13:41 | 1.002.711 visualizações
Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.

Como melhorar o funcionamento do intestino

Para melhorar o funcionamento do intestino e acabar com a barriga inchada é recomendado diminuir o consumo de alimentos que possam aumentar a formação de gases intestinais, especialmente aqueles que fermentam no intestino, como alimentos com glúten, com lactose, ou alimentos com fermento, por exemplo. Confira os principais alimentos que causam gases intestinais.

Algumas dicas de alimentação para desinchar a barriga são:

  • Substituir o pão comum pelo pão do tipo "pita" e torradas especiais sem glúten, assim como cereal ou qualquer alimento que contenha trigo;
  • Trocar o leite e derivados por produtos à base de soja, por exemplo;
  • Substituir os refrigerantes e sucos industrializados por água e coco, pois além de terem menos calorias, facilitam a digestão;
  • Trocar carnes vermelhas, produtos embutidos e enlatados por carne branca grelhada sem molho e produtos in natura.

Além disso, fazer exercício físico e apostar numa dieta mais rica em água e em alimentos com fibra também é muito importante para melhorar o funcionamento do intestino e evitar a formação de gases intestinais, aliviando a sensação de barriga inchada. Confira uma lista de alimentos ricos em fibras para adicionar na dieta.

Existem ainda alguns remédios que podem ser utilizados para diminuir a quantidade de gases intestinais, como o Luftal ou as cápsulas de carvão vegetais ativado, mas nesse caso, é recomendado consultar um médico.

Como diminuir a retenção de líquidos

Nos casos em que a sensação de barriga inchada é causada pela retenção de líquidos, como acontece durante o período menstrual, é importante diminuir o sal da alimentação, assim como aumentar a ingestão de alimentos diuréticos, como a melancia ou o pepino, por exemplo.

Outra boa opção também inclui a ingestão de chás com ação diurética, como o chá de salsinha, dente-de-leão ou cavalinha, que aumentam a quantidade de urina e eliminam o acúmulo de líquidos no corpo. Veja 6 chás diuréticos para a retenção de líquidos.

Confira ainda dicas da nossa nutricionista para tratar a retenção:

Alimentação para combater o inchaço e a retenção de líquido

03:43 | 773.015 visualizações

Vídeos relacionados

O que eu fiz para ACABAR com a BARRIGA INCHADA

13:41 | 1.002.711 visualizações

Alimentação para combater o inchaço e a retenção de líquido

03:43 | 773.015 visualizações