A spirulina ajuda a emagrecer porque contém fibras e proteínas, que são nutrientes que prolongam a saciedade, controlando a fome e a vontade de comer ao longo do dia.
Alguns estudos também mostram que a spirulina também pode alterar a composição da microbiota intestinal, ajudando no metabolismo de gorduras e promovendo, assim, o emagrecimento.
Leia também: Spirulina: o que é, para que serve e como tomar tuasaude.com/spirulinaNo entanto, é importante lembrar que, para ajudar a emagrecer, a spirulina deve ser consumida junto com uma dieta saudável e balanceada, práticas regulares de atividade física e com a orientação de um nutricionista ou profissional de saúde.
Spirulina emagrece?
A spirulina pode ajudar a emagrecer por conter boas quantidades de proteínas e fibras, nutrientes que aumentam o tempo de digestão, promovendo a saciedade e diminuindo, assim, a ingestão de alimentos.
Além disso, estudos mais recentes indicam que o consumo prolongado de spirulina pode modificar a microbiota intestinal, melhorando o metabolismo de gordura e favorecendo, assim, a perda de peso.
No entanto, para se obter esses benefícios, a spirulina deve fazer parte de uma dieta saudável e variada, associada à prática regular de exercícios físicos. Veja como fazer uma dieta para emagrecer.
Spirulina emagrece quantos quilos por mês?
A spirulina pode emagrecer entre 2 a 4 kg por mês, que é o recomendado em qualquer dieta saudável para perda de peso.
Isto porque o emagrecimento gradual ajuda a evitar o efeito sanfona, mantendo o peso alcançado a longo prazo.
Leia também: Efeito sanfona: o que é, principais causas e como evitar tuasaude.com/efeito-sanfonaComo tomar spirulina para emagrecer
Para emagrecer, é aconselhado tomar de 1 a 10 g de spirulina por dia, por até 6 meses, na forma de cápsulas, com um copo de água, ou em pó, diluída em água, sucos e molhos ou adicionada em frutas e saladas.
No entanto, a dosagem de spirulina deve ser indicada por um médico ou nutricionista, conforme os objetivos e as necessidades individuais.
Tabela de informação nutricional
A tabela a seguir indica a informação nutricional em 7g, o equivalente a 1 colher de sopa, de spirulina:
Para se obter os benefícios da spirulina, essa alga deve ser incluída em uma alimentação saudável, associada à prática de atividades físicas regulares.
Para que serve a spirulina
A spirulina serve para prevenir doenças do coração, como infarto, aterosclerose e derrame, além de ajudar no tratamento da diabetes, rinite alérgica e no ganho de massa muscular.
Esses benefícios são possíveis porque a spirulina contém boas quantidades de fibras, proteínas, minerais e compostos antioxidantes, como betacaroteno e ficocianina.
Leia também: Spirulina: o que é, para que serve e como tomar tuasaude.com/spirulinaPossíveis efeitos colaterais
O consumo da spirulina pode causar efeitos colaterais como náuseas, vômitos, diarreia, dor de cabeça e tontura
Algumas pessoas podem apresentar sintomas de reação alérgica, incluindo vermelhidão e coceira na pele, dor na barriga ou sintomas mais graves, como dificuldade para respirar ou engolir e língua inchada. Nestes casos, é recomendado procurar um atendimento médico de emergência.
Quem não deve usar
A spirulina não deve ser consumida por pessoas com fenilcetonúria, já que contém elevados níveis de fenilalanina. A spirulina também não deve ser usada durante a gravidez e a amamentação e por crianças, devido à ausência de estudos científicos que comprovem a segurança desse suplemento nessas fases.
Pessoas com doenças autoimunes, como esclerose múltipla, lúpus, artrite reumatoide e pênfigo vulgar só devem consumir a spirulina com a recomendação de um médico. Isso porque a spirulina pode ativar muito o sistema imunológico, aumentando os sintomas dessas condições.
Além disso, pessoas que usam medicamentos ou suplementos regularmente, devem conversar com um médico antes de usar a spirulina, pois pode alterar os efeitos desses medicamentos.