Sulbutiamina: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Sulbutiamina é um remédio indicado para o tratamento da astenia, que é a sensação de fraqueza e falta de energia generalizadas, causadas por depressão, estresse ou sobrecarga de trabalho ou estudos.

Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias na forma de comprimidos de 200 mg, com o nome comercial Arcalion.

Leia também: Astenia: o que é, o que pode ser e o que fazer tuasaude.com/astenia

A sulbutiamina deve ser usada somente com indicação do psiquiatra, cardiologista, geriatra ou nutrólogo, com doses individualizadas de acordo com o estado de saúde e condição a ser tratada.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A sulbutiamina é indicada para o tratamento da sensação de fraqueza e falta de energia generalizada nas seguintes situações:

  • Síndromes depressivas;
  • Reabilitação de pessoas com doença arterial coronariana;
  • Após infecções ou período pós parto;
  • Sobrecarga de trabalho ou estudos;
  • Estresse;
  • Envelhecimento.

Aa sulbutiamina além de melhorar a falta de energia e fraqueza, também ajuda melhorar a função cognitiva, distúrbios de memória e resistência física.

O uso da sulbutiamina deve ser feito somente com orientação médica, após avaliação do estado de saúde e gravidade dos sintomas.

Como tomar

O comprimido de sulbutiamina 200 mg deve ser tomado por via oral, com um copo de água, junto com o café da manhã e almoço.

As doses recomendadas para adultos é de e 2 a 3 comprimidos de 200 mg de sulbutiamina por dia, conforme orientação médica.

O tempo de tratamento com a sulbutiamina geralmente é de 4 semanas, no entanto, o médico pode recomendar tomar por mais tempo, que não deve ultrapassar o período de 6 meses.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns da sulbutiamina são dor de cabeça. tremor, agitação, náuseas, vômitos, diarreia ou dor no estômago.

Além disso, também podem surgir reações alérgicas graves devido ao corante laca amarelo crepúsculo e dióxido de titânio presentes no comprimido.

Casos surjam reações alérgicas graves, deve-se procurar o pronto socorro imediatamente. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica grave.

Quem não deve usar

A sulbutiamina não deve ser usada por crianças, adolescentes, mulheres grávidas ou por pessoas alérgicas a qualquer componente dos comprimidos.

Além disso, esse remédios não deve ser usado por pessoas com intolerância à galactose ou frutose, síndrome de má absorção de glicose e galactose, deficiência de sacarase-isomaltase ou deficiência total de lactase.

Isso porque os comprimidos de sulbutiamina contém lactose, glicose e sacarose.

Apesar de poder ser usada no período pós parto, durante a amamentação, a sulbutiamina só deve ser usada se indicada pelo médico, pois não se sabe se pode passar para o bebê pelo leite materno e quais efeitos podem causar no bebê.

Vídeos relacionados

7 Dicas para Aumentar a Capacidade do Cérebro

01:41 | 314.905 visualizações