Quadriderm é uma pomada indicada para o tratamento de dermatites, acne pustulosa, impetigo, pé de atleta, micose na virilha ou eritrasma, por exemplo, pois tem ação antibacteriana, antifúngica e anti-inflamatória.
Esses efeitos se devem a betametasona, gentamicina, tolnaftato e clioquinol na sua composição, que promovem a eliminação de bactérias e fungos, e reduzem a inflamação, vermelhidão e coceira na pele.
A Quadriderm pode ser encontrada em farmácias ou drogarias na forma de pomada ou creme, vendida mediante apresentação de receita médica e deve ser usada com orientação do dermatologista ou clínico geral.

Para que serve
A Quadriderm é indicada para:
- Dermatite seborreica, crônica, de contato e folicular;
- Acne pustulosa;
- Balanopostite ou inflamação da cabeça do pênis;
- Neurodermatite ou dermatite por fotossensibilidade;
- Desidrose ou paroníquia;
- Intertrigo ou impetigo;
- Estomatite angular ou boqueira;
- Micose na virilha, pé de atleta ou micose de pele.
Além disso, a Quadriderm ainda pode ser usado no tratamento de outros problemas como eritrasma, prurido anal, neurodermatite ou dermatofitose, por exemplo.
O uso da Quadriderm deve ser feito com indicação do dermatologista ou clínico geral, de acordo com o tipo de infecção a ser tratada.
Quadriderm genérica
A Quadriderm genérica pode ser encontrada na forma de pomada ou creme dermatológico contendo valerato de betametasona + sulfato de gentamicina + tolnaftato + clioquinol.
Além disso, existem pomadas e cremes similares à Quadriderm, apresentando a mesma composição, sendo encontradas com os nomes comerciais Quadrilon, Poliderms ou Quadrineo, por exemplo.
Quadriderm principio ativo
A Quadriderm possui 4 princípios ativos, que são:
Esses princípios ativos da Quadriderm juntos promovem os benefícios dessa pomada ou creme para o tratamento de infecções na pele.
Como usar
A Quadriderm deve ser usada sobre a pele afetada, aplicando uma camada fina da pomada ou creme na pele afetada.
1. Quadriderm pomada
A pomada Quadriderm tem uma consistência mais gordurosa, sendo absorvida mais lentamente pela pele e aumenta a umidade da pele.
Essa pomada deve ser aplicada na região da pele a ser tratada, 2 a 3 vezes por dia, conforme orientação do médico.
2. Quadriderm creme
A Quadriderm creme possui uma textura mais leve e uma absorção mais rápida.
Esse. creme, da mesma forma que a pomada, deve ser usada sobre a pele afetada, 2 a 3 vezes por dia, conforme orientação do médico.
Pode passar Quadriderm em feridas?
Não é recomendado passar a Quadriderm pomada ou creme em feridas abertas, pois possui betametasona na sua composição, que é um corticoide que atrasa a cicatrização da pele.
Além disso, como a ferida está aberta, existe um risco maior de apresentar alergia aos componentes da Quadriderm.
Po isso, o uso da Quadriderm em feridas abertas deve ser evitado. Nesses casos, o médico pode recomendar pomadas que possuem apenas antibiótico na sua composição.
Leia também: 8 pomadas antibióticas (e como usar) tuasaude.com/pomada-antibioticaPossíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns da Quadriderm pomada ou creme são vermelhidão, coceira, irritação na pele, manchas roxas, estrias, foliculite, vasos finos de cor roxa, vermelha ou azulada na pele ou pele frágil e seca.
Embora seja mais raro, também podem surgir urticária, úlceras na pele, perda de pelos ou hipertricose ou reações alérgicas.
Quem não deve usar
A Quadriderm está contraindicada para crianças com menos de 3 anos ou pessoas com alergia a qualquer um dos componentes da pomada ou creme.
Durante a gravidez, a Quadriderm só deve ser usada se indicada pelo médico após avaliar os benefícios do tratamento para a mulher e possíveis riscos para o bebê.
Já durante a amamentação, o médico pode sugerir interromper a amamentação durante o uso da Quadriderm já que a betametasona pode ser absorvida pela pele e passar para o bebê pelo leite ou indicar outro tipo de pomada.