O sulfato ferroso é um suplemento indicado para a prevenção ou tratamento da anemia ferropriva, um tipo de anemia causada pela deficiência de ferro no organismo e que pode levar ao surgimento de sintomas, como cansaço excessivo, perda de memória ou dor de cabeça constante.
A anemia ferropriva pode surgir devido à baixa ingestão de alimentos contendo esse mineral, pelo aumento das necessidades nutricionais, ou por situações que dificultam a absorção de ferro pelo organismo, como doença celíaca ou cirurgia bariátrica.
O sulfato ferroso pode ser indicado pelo médico para crianças, adultos, mulheres grávidas ou amamentando, sendo comercializado em drogarias e farmácias na forma de comprimidos, gotas ou xarope, contendo entre 25 mg a 500 mg de sulfato ferroso.
Para que serve
O sulfato ferroso pode ser indicado em caso de deficiência de ferro, anemia ferropriva e sangramentos, por exemplo. Além disso, também pode ser recomendado em situações que aumentam as necessidades nutricionais de ferro, como gravidez e amamentação.
Sulfato ferroso na gravidez
O uso de sulfato ferroso na gravidez geralmente é indicado para diminuir o risco de deficiência de ferro na gestação. A deficiência de ferro durante a gravidez aumenta o risco de prematuridade, baixo peso de nascimento e deficiência deste nutriente no bebê nos primeiros meses de vida. Confira os sintomas e riscos da anemia na gravidez.
Sulfato ferroso para crianças
O sulfato ferroso para crianças é indicado especialmente no primeiro ano de vida, quando o risco de deficiência de ferro é maior. A deficiência de ferro em crianças pode prejudicar o desenvolvimento neurológico e aprendizado e é mais comum em bebês prematuros ou que nasceram com baixo peso.
Como tomar e posologia
O sulfato ferroso deve ser tomado por via oral de preferência 1 hora antes ou 2 horas após uma refeição, conforme orientado pelo médico.
A posologia do sulfato ferroso varia de acordo com a idade da pessoa, objetivo do tratamento e a dose de cada suplemento, podendo ser recomendado:
1. Sulfato ferroso gotas de 125 mg/mL
O sulfato ferroso de 125 mg/mL, equivale a 25 mg de ferro elementar por cada mL da solução, sendo que as doses em gotas para o tratamento da anemia ferropriva, variam de acordo com a idade e incluem:
É aconselhado tomar o sulfato ferroso junto com alimentos fonte de vitamina C, como laranja e caju, para melhorar a absorção do ferro. Assim como é importante evitar o uso desse suplemento junto com alimentos com cafeína, como café, chá mate e chá verde, e cálcio, como leite e derivados, porque esses nutrientes diminuem a absorção de ferro.
2. Sulfato ferroso comprimido de 40 mg
Comprimidos revestidos de 40 mg de sulfato ferroso podem ser indicados para crianças de 6 e 12 anos na dose de 1 comprimido, 3 vezes ao dia, ou para adultos na dose de 1 comprimido até 4 vezes ao dia, após as refeições.
Para bebês, deve-se dar preferência para o sulfato ferroso em gotas, nas doses indicadas pelo pediatra, de acordo com a idade e o peso do bebê.
Possíveis efeitos colaterais
Os possíveis efeitos colaterais com o uso do sulfato ferroso são perda de apetite, diarreia, náusea, dor no estômago, vômito, fezes escuras, dor na barriga e prisão de ventre. Além disso, pode haver escurecimento dos dentes, principalmente quando se usa o sulfato ferroso em gotas.
O sulfato ferroso engorda?
O sulfato ferroso é usado para tratar anemia, uma condição que, entre outros sintomas, também causa a perda do apetite. Por isso, esse suplemento pode melhorar o apetite, favorecendo o ganho de peso em pessoas com anemia.
No entanto, o sulfato ferroso não possui calorias, não contribuindo para o ganho de peso. Além disso, uns dos possíveis efeitos colaterais do uso do sulfato ferroso são náuseas e vômitos, o que diminui a fome e a vontade de comer em algumas pessoas.
Quem não pode usar
Pessoas com doenças do sangue, como talassemia, anemia falciforme, anemia hemolítica ou hemocromatose, que é uma condição que causa o aumento dos níveis de ferro no organismo, não podem usar o suplemento de sulfato ferroso. Entenda melhor o que é a hemocromatose.
Além disso, esse suplemento também não é indicado para alcoolistas, para pessoas que recebem transfusão de sangue com frequência, com problemas no fígado, úlcera gástrica, diarreia crônica e colite ulcerativa.