Superdotação: o que é, características e como identificar

A superdotação é um conjunto de habilidades excepcionais que permitem que uma pessoa se destaque em relação a outras da mesma idade. Essas pessoas podem aprender conceitos e realizar atividades muito mais rapidamente do que outros.

Crianças superdotadas podem ter grande interesse em aprender letras, números e cores desde cedo. Já o adulto superdotado costuma ter excelente memória, é criativo e procura sempre manter a mente ocupada.

Para identificar a superdotação, também conhecida como altas habilidades, é aconselhado consultar o psicólogo, para fazer uma entrevista e aplicar alguns testes como psicométrico, de inteligência e criatividade, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

Características e sinais de superdotação

As características e sinais de um superdotado são:

  • Aprender de forma rápida;
  • Lembrar de dados de forma rápida e fácil;
  • Alta capacidade para solucionar problemas complexos;
  • Boas habilidades de comunicação e linguística;
  • Elevada intuição, sensibilidade e empatia;
  • Perfeccionismo;
  • Interesse por livros e outras fontes de conhecimento;
  • Senso de justiça elevado.

Pessoas com superdotação também tendem a ser muito criativas, ter grande habilidade esportiva, além de grande capacidade de influenciar e liderar outras pessoas.

Crianças com superdotação

Crianças com superdotação costumam demonstrar um interesse especial por números, letras e um grande número de cores com apenas 3 ou 4 anos de idade.

Geralmente iniciam a escolaridade obrigatória com a capacidade de realizar pequenas operações matemáticas e com a leitura já desenvolvida.

É importante destacar que nem sempre crianças com altas habilidades externalizam seu conhecimento ou interesse. Por isso, é necessário proporcionar-lhes um atendimento personalizado que favoreça o seu desenvolvimento acadêmico e emocional.

Adulto superdotado

O adulto superdotado possui grande capacidade de organizar e controlar os pensamentos, tem boa memória, é criativo e eficiente.

Além disso, os adultos com superdotação precisam manter sempre a mente ocupada e podem ficar obcecados pelas atividades que lhes interessam.

Quando a superdotação não é identificada na infância, o adulto pode enfrentar problemas emocionais como depressão, ansiedade e baixa autoestima, que podem afetar o bem-estar, as relações interpessoais e o desempenho profissional ou acadêmico.

Como saber se é superdotado

Para saber se a criança ou adulto é superdotado, é aconselhado consultar o psicólogo ou neuropsicólogo, que poderá fazer uma entrevista com a criança e profissionais da escola

Além disso, o psicólogo também poderá fazer uma avaliação psicopedagógica, incluindo jogos pedagógicos, testes psicométricos, de inteligência, criatividade e variáveis ​​socioafetivas.

É importante compreender que, para se chegar a um diagnóstico, muitas variáveis ​​devem ser avaliadas e em momentos diferentes. É por isso que pais e professores também são importantes na identificação da superdotação.

Se deseja saber se é superdotado, marque uma consulta com o especialista mais próximo da sua região:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Diferença entre altas habilidades e superdotação

A superdotação é caracterizada por uma elevada performance inata, ou seja, que faz parte da pessoa desde o nascimento.

Já as altas habilidades também estão relacionadas com o alto desempenho, mas surgem após a aprendizagem.

Tipos de superdotação

Os principais tipos de superdotação são:

1. Acadêmica

Este tipo de superdotação é o mais reconhecido nas instituições de ensino, podendo ser identificado por meio de testes de habilidades cognitivas ou de inteligência.

Algumas características deste tipo de superdotação são:

  • Tirar boas notas na escola;
  • Gostar do ambiente escolar e de fazer perguntas;
  • Ter boa memória e aprender de forma rápida;
  • Ler por prazer;
  • Agradar os professores.

O aluno superdotado do tipo acadêmico também possui elevado perfeccionismo, grande vocabulário e excelente raciocínio verbal e/ou numérico.

2. Produtivo-criativa

Este tipo de superdotação é caracterizada pela forte criatividade, onde a pessoa elabora pensamento diferente, soluções inovadoras para resolver problemas e elaborar produtos ou serviços originais.

A pessoa superdotada do tipo produtivo-criativa pode ser criativa e original, gosta de fantasiar, possui interesses variados e gosto por construir coisas novas, não gosta de rotinas, é sensível aos detalhes e consegue encontrar ordem no caos.

Além disso, neste tipo de superdotação, a pessoa não necessariamente apresenta QI elevado.

No entanto, é importante ressaltar que algumas pessoas podem apresentar os dois tipos de superdotação.