É possível engravidar durante a gravidez?

Engravidar quando já se está grávida é uma situação rara, porém é possível de acontecer. Essa situação é conhecida como superfetação e é caracterizada pela gravidez de gêmeos, mas não exatamente ao mesmo tempo, havendo alguns dias de diferença na concepção. Geralmente isso acontece em mulheres que estão realizando algum tratamento para engravidar, como o uso de indutores da ovulação, o que acaba atrasando a interrupção da ovulação.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Obstetra perto de você! Parceria com Buscar Médico

Numa gravidez comum após a concepção o corpo da mulher impede que a ovulação aconteça novamente e por isso um outro óvulo não pode ser fecundado. No entanto, pode haver alguma alteração a nível hormonal que faz com que mesmo já estando grávida há alguns dias, a mulher possa ovular novamente, correndo o risco de ser fecundada se tiver relações desprotegidas, passando então a estar grávida de gêmeos, quando na realidade deveria estar esperando apenas 1 bebê.

Imagem ilustrativa número 1

Como pode acontecer

A gravidez de gêmeos com idades diferentes pode acontecer porque o espermatozoide permanece vivo dentro do útero por cerca de 3 dias. Supondo que a mulher estava ovulando e tenha havido contato íntimo, se 1 espermatozoide conseguir entrar no óvulo, haverá concepção e isso indica que ela está grávida de apenas 1 bebê.

Se por algum motivo mesmo após esta concepção a mulher apresentar outro óvulo maduro, se este for fecundado 2 ou 3 dias depois por outro espermatozoide que pode ter vindo da mesma relação sexual ou não, ela ficará então grávida do 2º bebê. Nesse caso ela estará grávida de gêmeos e eles serão gêmeos falsos, ou bivitelinos, porque cada um terá sua placenta.

Como saber se os gêmeos têm idades diferentes

A única forma de saber que os gêmeos têm semanas de vida diferentes é através de um ultrassom que indica que um bebê apresenta menos desenvolvimento que o outro. No entanto, nem sempre que a mulher está grávida de gêmeos em estados de desenvolvimento diferentes significa que houve superfetação.

Inicialmente a mulher não irá notar nenhuma diferença e irá descobrir que está grávida no tempo normal, quando apresentar sintomas como tontura, náusea, mamas sensíveis ou atraso da menstruação. O médico pode suspeitar de que se trata de uma gravidez de gêmeos quando verifica que os níveis de Beta HCG estão muito elevados e confirma que é uma gravidez de gêmeos realizado o ultrassom. E é nesta hora que a superfetação pode ser descoberta. Veja quais os níveis normais de beta HCG.

A superfetação é uma condição muito rara e normalmente acontece em mulheres que tenham engravidado devido ao tratamento com hormônios.

Como fica o parto

O mais comum é que a diferença de dias de concepção de cada bebê seja muito pequena e por isso, não deve influenciar na hora do nascimento. Em todo caso, se a diferença for grande, havendo mais de 4 semanas de diferença entre um bebê e outro, quando o mais novo estiver pronto para nascer o parto deve ser realizado mas isso depende de vários fatores, porque o bebê mais velho não pode passar mais de 41 semanas no útero.

Geralmente os gêmeos nascem através de cesariana e precisam ficar internados no hospital por alguns dias até que tenham mais de 2 kg e estejam saudáveis para terem alta, o que nem sempre acontece ao mesmo tempo.