O colostro bovino é o primeiro leite produzido pela vaca e que pode ajudar a melhorar a recuperação após exercícios físicos, fortalecer o sistema imunológico e diminuir a inflamação do intestino.
Esses benefícios são possíveis porque o colostro é rico em proteínas, gorduras, vitaminas, minerais, além de imunoglobulina A (IgA) e imunoglobulina G (IgG), nutrientes e anticorpos com ação imunomoduladora, antioxidante e antimicrobiana.
Leia também: Colostro: o que é, para que serve e composição nutricional tuasaude.com/colostroO colostro bovino é usado em alguns países na produção de queijos e iogurtes. Já no Brasil, o consumo do colostro bovino é permitido somente na forma de suplementos em pó, que podem ser adquiridos em farmácias e lojas de suplementos.
Para que serve
As principais indicações do colostro bovino são:
1. Aumenta o rendimento do treino
O colostro bovino ajuda a aumentar o rendimento físico por ser rico em IGF-1, IGF-2, lactoferrina, lisozimas e hormônios, como hormônio do crescimento, hormônio liberador de gonadotrofinas, hormônio liberador de hormônio luteinizante e glicocorticoides.
Assim, o suplemento de colostro bovino pode ajudar a aumentar os resultados do treino, por melhorar recuperação e aumentar a força muscular.
Leia também: Fadiga muscular: o que é, sintomas, causas e o que fazer tuasaude.com/fadiga-muscular2. Pode fortalecer o sistema imunológico
Por conter imunoglobulina A (IgA), imunoglobulina G (IgG), lactoferrina, caseína e fatores de crescimento, o colostro bovino modula as funções das células de defesa, como linfócitos, macrófagos e células dendríticas, podendo fortalecer o sistema imunológico.
No entanto, ainda são necessários mais estudos em seres humanos para comprovar os possíveis benefícios do colostro bovino no sistema imunológico.
3. Diminui a inflamação do intestino
O colostro bovino contém imunoglobulinas, lactoferrina, glicomacropeptídeo e Nglicanos, compostos com ação prebiótica, bactericida e moduladora, que equilibram a flora intestinal e, por isso, poderiam diminuir as inflamações.
Assim, o colostro bovino pode ajudar a prevenir situações como prisão de ventre, diarreia, colite, além de ajudar na recuperação do intestino após o uso de medicamentos antibióticos.
Entretanto, mais estudos científicos realizados em seres humanos são necessários para confirmar se o colostro bovino promove estes benefícios.
4. Reduz o risco de problemas respiratórios
Por possuir lactoferrina, imunoglobulinas e o Fator de Crescimento Transformador beta (TGF-β), que são compostos com ação imunomoduladora, antibacteriana e anti-inflamatória, o colostro bovino ajuda a fortalecer o sistema imunológico, reduzindo o risco de problemas respiratórios.
Colostro bovino engorda?
Quando consumido dentro de uma dieta saudável, associada com a prática regular de exercícios físicos e de forma moderada, o colostro bovino não engorda.
No entanto, a ingestão excessiva de colostro bovino, associado a uma dieta inadequada e o sedentarismo, pode engordar.
Como usar
O suplemento de colostro pode ser usado na forma de cápsulas ou em pó, sendo recomendado o máximo de 4g por dia, de acordo com a Anvisa.
No entanto, é importante priorizar sempre as marcas de suplementos de colostro bovino que estejam de acordo com as legislações sanitárias de cada país, que garantem a qualidade e evitam o risco de contaminação desses produtos.
Possíveis efeitos colaterais
Os possíveis efeitos colaterais do colostro bovino são náusea, excesso de gases, diarreia e coceira na pele. No entanto, esses sintomas podem surgir principalmente em pessoas com intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite de vaca.
Quem não deve tomar
O suplemento de colostro não deve ser usado por pessoas que possuem intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite de vaca (APVL).
O suplemento de colostro bovino não é indicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando e crianças, pois ainda não existem estudos que comprovem a segurança desse suplemento nestes grupos.
Além disso, a Agência Mundial de Antidopagem não recomenda o uso do colostro bovino por atletas, porque esse suplemento contém fatores de crescimento que podem influenciar o resultado de testes de antidoping.