O BCAA é um conjunto de aminoácidos que pode ajudar a promover o ganho de massa muscular, regular o sistema imunológico, facilitar a cicatrização e manter a saúde do sistema nervoso.
O BCAA é encontrado em diversos alimentos como carnes, peixes, frango, peru e ovos. Além disso, o BCAA também pode ser encontrado na forma de suplemento em cápsulas, pó ou líquido, em lojas de produtos esportivos ou naturais e lojas online.
Sendo formado pelos aminoácidos essenciais leucina, isoleucina e valina, o suplemento de BCAA pode ser indicado para atletas que estejam com perda de peso, atletas veganos ou atletas com alto volume de treinamento e que têm uma dieta pobre em proteínas.
Leia também: Aminoácidos essenciais: o que são, para que servem (e onde encontrar) tuasaude.com/aminoacidos-essenciaisPara que serve
Por conter aminoácidos essenciais, o BCAA serve para:
1. Promover o ganho de massa muscular
Por conter os aminoácidos leucina, valina e isoleucina, o BCAA fornece energia para os músculos e aumenta a produção do hormônio do crescimento, o GH, promovendo o ganho de massa muscular.
Além disso, o BCAA ajuda a melhorar o desempenho físico, diminui a fadiga e estimula a recuperação muscular após os exercícios.
Embora seja popularmente conhecido por promover o ganho de massa muscular, os estudos científicos atuais não comprovam os benefícios do suplemento de BCAA.
Leia também: 16 melhores alimentos para ganhar massa muscular tuasaude.com/alimentos-para-ganhar-massa-muscular2. Regular o sistema imunológico
Os aminoácidos presentes no BCAA ajudam a regular o sistema imunológico, porque atuam na produção de outros aminoácidos importantes para manter as funções dos anticorpos e para as respostas inflamatórias do organismo.
3. Facilitar a cicatrização
O BCAA facilita a cicatrização de feridas e cirurgias por conter aminoácidos que atuam na formação de novos tecidos, colágeno e hemácias, que são as células do sangue que favorecem a produção de energia pelas células.
4. Manter a saúde do sistema nervoso
O BCAA ajuda a manter as funções do sistema nervoso, pois o aminoácido valina age na formação dos neurotransmissores responsáveis pelos impulsos nervosos que geram os pensamentos, as emoções e os comandos para o corpo se movimentar e funcionar.
BCAA engorda?
Até o momento não existe nenhuma evidência científica de que o BCAA possa engordar ou emagrecer.
Alimentos ricos em BCAA
Os alimentos ricos em BCAA são:
- Carne bovina;
- Frango;
- Peixe;
- Ovos;
- Peru;
- Leite e queijos.
Além disso, alguns alimentos vegetais como oleaginosas, sementes, tofu e lentilha, também possuem quantidades moderadas de BCAA.
Como tomar BCAA
De forma geral, as indicações de como tomar o suplemento de BCAA são:
1. BCAA em cápsulas
De 3 a 5 g de BCAA em cápsulas, tomadas de 1 a 2 vezes por dia, com um copo de água ou suco, um pouco antes, durante ou logo após os treinos.
É importante lembrar que ainda não existe comprovação científica sobre os benefícios do uso de suplementos de BCAA.
2. BCAA injetável
Por não ser usado via oral, o BCAA injetável é considerado um medicamento, que pode ser administrado diretamente nos músculos.
No entanto, o BCAA injetável só deve ser usado conforme a indicação de um médico.
3. BCAA em pó
Geralmente, o uso deste tipo de suplemento é feito diluindo-se de 3 a 5 g de BCAA em pó em 100 mL de água ou suco, bebendo um pouco antes, durante ou logo após os treinos.
4. BCAA líquido
Misturar 30 mL do BCAA líquido com água ou outra bebida de preferência e beber uma parte antes e outra logo após o treino.
Possíveis efeitos colaterais
O BCAA presente nos alimentos não provoca efeitos colaterais. Já o uso de suplementos de BCAA pode causar desconforto na barriga, enjoo ou náusea.
Quem não pode usar
Pessoas com a doença da urina do xarope de bordo, uma doença hereditária rara caracterizada pela deficiência das enzimas que metabolizam a leucina, a isoleucina e a valina, não devem consumir o BCAA.
Além disso, mulheres grávidas ou amamentando, assim como crianças e pessoas com problemas renais devem sempre consultar o médico antes de tomar suplementos de BCAA.