Supositório de glicerina: para que serve e como usar

O supositório de glicerina é um medicamento com efeito laxante que é muito utilizado em casos de prisão de ventre, e que pode ser utilizado tanto em adultos como crianças, inclusive bebês, desde que recomendado pelo pediatra.

Este medicamento leva cerca de 15 a 30 minutos para fazer efeito, mas, no caso dos bebês o efeito pode ser ainda mais rápido. 

O supositório de glicerina contém como princípio ativo o glicerol, que é uma substância que amolece as fezes por aumentar a absorção de água no intestino, o que produz um efeito laxante mais natural e menos agressivo que outros laxantes sintéticos.

Supositório de glicerina: para que serve e como usar

Para que serve

Os supositórios de glicerina normalmente são indicados para amolecer as fezes e facilitar a evacuação em casos de prisão de ventre, que pode ser notada através do excesso de gases intestinais, dores abdominais e inchaço da barriga. Confira outros sintomas comuns de prisão de ventre. No entanto, estes supositórios também podem ser indicados para facilitar as evacuações em caso de hemorroidas não complicadas.

Este medicamento pode ainda ser indicado para realizar o esvaziamento intestinal necessário para realizar alguns exames, como a colonoscopia.

Como usar o supositório

A forma de uso depende da idade:

1. Adultos

Para otimizar o efeito do supositório é recomendado beber 6 a 8 copos de água durante o dia para ajudar a amolecer as fezes. Para introduzir o supositório no ânus, deve-se abrir a embalagem, molhar a ponta do supositório com água limpa e introduzi-lo, empurrando com os dedos. Após sua introdução, podem-se contrair ligeiramente os músculos da região anal para garantir que o supositório não sai.

No adulto, o supositório leva de 15 a 30 minutos para fazer efeito.

2. Bebês e crianças

Para colocar o supositório no bebê, deve-se deitar o bebê de lado e introduzir o supositório no ânus em direção ao umbigo, inserindo pela parte mais estreita e plana do supositório. Não há necessidade de introduzir o supositório totalmente, sendo que se pode introduzir apenas metade do supositório e ficar segurando por alguns minutos, porque este breve estímulo já deve ser suficiente para facilitar a saída das fezes.

A dose recomendada é de apenas 1 supositório por dia, durante o tempo recomendado pelo médico.

Possíveis efeitos colaterais

O supositório de glicerina tende a ser bem tolerado, porém, em alguns casos, pode causar cólica intestinal, diarreia, formação de gases e aumento da sede. Por vezes, também pode haver um leve aumento da circulação sanguínea nesta região, que pode deixar a pele mais rosada ou irritada.

Quem não deve usar

O supositório de glicerina não deve ser usado quando existe suspeita de apendicite, em caso de sangramento pelo ânus de causa não identificada, obstrução do intestino ou durante a recuperação de uma cirurgia no reto.

Além disso, também é contra-indicado em caso de alergia à glicerina e deve ser usado com cuidado em pessoas que têm insuficiência cardíaca, doenças renais e em pessoas desidratadas. 

Este medicamentos só deve ser usado na gravidez sob indicação médica.

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto: