Tártaro, ou cálculo dental, é a calcificação de uma placa bacteriana que se formou sobre o dente, podendo causar mau hálito, manchas amareladas ou crostas duras e favorecer outros problemas dentários, como cáries e gengivite.
Normalmente, o tártaro se forma a partir de uma placa bacteriana não tratada, devido à deposição de minerais da saliva, que levam a sua calcificação, sendo mais comum em pessoas que consomem muitos açúcares e não tem uma boa higiene oral.
Em caso de suspeita de tártaro, é recomendado consultar um dentista. Normalmente, não é possível tirar o tártaro do dente apenas com a escovação, sendo indicada uma limpeza mais profunda com o uso de instrumentos adequados.
Sintomas de tártaro
Os principais sintomas de tártaro no dente são:
- Manchas amarelas, marrons ou pretas nos dentes;
- Mau hálito;
- Crostas endurecidas na superfície dos dentes.
O tártaro pode se formar em um mais dentes, especialmente quando a higiene da boca não é feita regularmente.
Além disso, as manchas e/ou crostas tendem a ser duras e aderidas e, normalmente, não saem com a escovação.
Leia também: Mancha no dente: 11 causas, tipos (e o que fazer) tuasaude.com/mancha-no-denteComo identificar
O tártaro no dente é identificado pelas características das alterações dentárias, mas algumas vezes pode ser difícil de ser notado, porque também pode se formar abaixo da gengiva.
Por isso, em caso de suspeita tártaro, o mais indicado é consultar um dentista, que pode fazer uma avaliação mais detalhada da boca, conseguindo identificar a formação de tártaro em locais que são pouco visíveis ao se observar os dentes no espelho.
Além disso, o dentista tem instrumentos adequados para tirar o tártaro do dente que, depois que se forma, normalmente não é possível ser removido apenas com a escovação.
Principais causas
O tártaro no dente é causado pela deposição de minerais que existem na saliva em uma placa bacteriana, levando a sua mineralização. É mais frequente em pessoas que consomem refrigerantes, doces e carboidratos, como pão ou arroz, e possuem maus hábitos de higiene oral.
Além disso, a formação do tártaro é comum em caso de tabagismo, uso de aparelhos ortodônticos e menor produção de saliva, por exemplo.
Como tirar o tártaro
O tártaro normalmente está muito bem aderido ao dente e, por isso, não é possível tirá-lo em casa, mesmo que seja feita higienização correta da boca.
Para tirar o tártaro do dente, é comum o dentista fazer uma limpeza profunda, que inclui uma espécie de raspagem para remover as placas calcificadas. Durante a limpeza, o dentista também remove placas bacterianas acumuladas para evitar que o tártaro se forme novamente.
Uma opção caseira que ainda é bastante polêmica é o uso de bicarbonato de sódio, já que essa substância consegue penetrar a placa bacteriana e aumentar o pH, ajudando no combate às bactérias ali presentes e a remover o tártaro.
No entanto, o uso continuado de bicarbonato de sódio não é recomendado, pois pode acabar por alterar a porosidade do dente e deixá-lo mais sensível. Veja mais formas caseiras para tirar o tártaro.
Como evitar a formação de tártaro
A melhor forma de evitar a formação de tártaro nos dentes é manter uma boa higiene bucal, escovando os dentes sempre após as refeições e fazendo uso de fio dental, pois ajuda a evitar o acúmulo de resíduos de comida que não conseguiram ser removidos por meio da escovação.
Veja outras dicas para manter os dentes saudáveis no vídeo abaixo: