Teicoplanina: para que serve, como usar (e efeitos colaterais)

Teicoplanina é um antibiótico indicado para o tratamento de infecções causadas por bactérias gram-positivas sensíveis ao seu princípio ativo e, em alguns casos, também para a prevenção de infecções provocadas por este tipo de bactéria.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Infectologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Este antibiótico normalmente é encontrado na forma de um pó para diluição com 200 ou 400 mg de teicoplanina. Além disso, é utilizado principalmente por meio de injeção intramuscular ou diretamente na veia.

Leia também: Antibióticos: o que são, mais usados e dúvidas comuns tuasaude.com/antibiotico

A teicoplanina é encontrada especialmente no ambiente hospitalar, sendo importante monitorar cuidadosamente o tratamento. Este antibiótico apresenta possíveis efeitos colaterais, como alterações no funcionamento dos rins ou fígado.

Uma paciente internada recebendo medicamento diretamente na veia

Para que serve

A teicoplanina é indicada para o tratamento de infecções causadas por bactérias gram-positivas sensíveis a este antibiótico. Pode também ser usada para a prevenção de infecções em caso de cirurgias dentárias ou ortopédicas, por exemplo.

Este antibiótico tem efeito especialmente sobre bactérias classificadas como gram-positivas durante o exame de bacterioscopia, em que se verifica as suas características microscópicas. Entenda melhor o que é bacterioscopia e como é feita.

Como usar

O antibiótico teicoplanina é de uso hospitalar, sendo encontrado principalmente na forma de um pó que contém 200 ou 400 mg desse princípio ativo para diluição. Geralmente, é utilizado por via intravenosa ou aplicado diretamente no músculo.

A dose de teicoplanina indicada para adultos varia de acordo com a sua indicação:

Indicação Posologia
Infecções por bactérias gram-positivas A teicoplanina é recomendada inicialmente na dose de 400 mg, de 12 em 12 horas, por via intravenosa. Após as primeiras 3 a 8 doses iniciais, recomenda-se continuar o tratamento com 400 mg de teicoplanina, 1 vez ao dia, por via intravenosa ou no músculo, de acordo com a orientação médica.
Prevenção de endocardite por gram-positivos em cirurgias dentárias e em pessoas com doença de válvulas cardíacas A dose recomendada de teicoplanina é de 400 mg, por via intravenosa, em dose única, no momento da anestesia. 
Prevenção de infecções por gram-positivos em cirurgias ortopédicas e vasculares Geralmente, a teicoplanina é indicada na dose de 400 mg, por via intravenosa, em dose única, no momento da anestesia. 
Diarreia causada por Clostridium difficile associada a antibióticos É recomendada teicoplanina na dose de 200 mg por via oral, a cada 12 horas, por 7 a 14 dias, de acordo com a orientação médica.

O tempo de tratamento com teicoplanina varia de acordo com a gravidade da infecção e resposta ao uso do antibiótico, podendo ser 3 semanas ou mais em caso de endocardite ou osteomielite, por exemplo.

Leia também: Endocardite: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/endocardite

Além disso, especialmente em pessoas com mais de 85 kg ou problemas renais e bebês, crianças ou adolescentes, as doses de teicoplanina indicadas geralmente são diferentes, devendo ser calculadas pelo médico.

Possíveis efeitos colaterais

A teicoplanina pode causar efeitos colaterais como:

  • Dor de cabeça ou no local da aplicação;
  • Náusea, vômitos e/ou diarreia;
  • Tontura;
  • Coceira e/ou vermelhidão na pele;
  • Zumbido, diminuição ou perda da audição, em alguns casos;
  • Alterações em exames de sangue, como plaquetas baixas ou aumento da creatinina;
  • Reações alérgicas, incluindo anafilaxia, embora seja raro,

No entanto, os efeitos colaterais durante o uso de teicoplanina tendem a ser leves e temporários, normalmente não sendo necessário interromper o tratamento.

Quem não deve usar

A teicoplanina não é indicada para pessoas com histórico de reações alérgicas ao princípio ativo deste medicamento. Além disso, somente deve ser utilizada por mulheres grávidas ou amamentando com orientação médica.

Especialmente em pessoas com problemas renais, usando doses altas do antibiótico ou em tratamento prolongado, o uso de teicoplanina deve ser feito com cuidado. Nestes casos, é recomendado realizar exames de sangue e monitorar a capacidade auditiva regularmente, por exemplo.