O que causa vasinhos no rosto (e como tratar)

O que é:

A telangiectasia no rosto, também conhecida como aranhas vasculares, é uma alteração comum da pele que provoca o surgimento de pequenos vasinhos vermelhos no rosto, especialmente em regiões mais visíveis como o nariz, os lábios ou as bochechas, que podem ser acompanhados de ligeira sensação de coceira ou dor.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Dermatologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Embora ainda não sejam conhecidas as verdadeiras causas desta alteração, na maior parte dos casos, é um problema benigno provocado pela exposição solar que não traz qualquer risco para a saúde, embora existam algumas situações, mais raras, em que podem ser sintomas de uma doença mais grave, como rosácea ou doenças do fígado, por exemplo.

Embora não exista uma cura para a telangiectasia, alguns tratamentos, como laser ou escleroterapia, podem ser feitos por um dermatologista para ajudar a disfarçar os vasinhos.

Imagem ilustrativa número 1

O que causa a telangiectasia

As causas exatas do surgimento de telangiectasia no rosto ainda não são totalmente conhecidas, no entanto existem vários fatores que parecem aumentar as chances de ter esta alteração, como:

  • Exposição solar exagerada;
  • Envelhecimento natural da pele;
  • Antecedentes familiares;
  • Excesso de peso e obesidade;
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
  • Uso de anticoncepcional ou uso contínuo de corticoides;
  • Exposição prolongada ao calor ou frio;
  • Traumatismos.

Além disso, mulheres grávidas ou pessoas com acne ou feridas cirúrgicas na região, também podem desenvolver pequenos vasinhos vermelhos na pele do rosto.

Nos casos mais raros, em que a telangiectasia aparece como sinal de uma doença mais grave, pode ser provocada por rosácea, doença de Sturge-Weber, síndrome de Rendu-Osler-Weber, doenças do fígado ou telangiectasia hemorrágica hereditária.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da telangiectasia no rosto normalmente é feito por um dermatologista, apenas pela observação das alterações da pele.

Marque uma consulta com um dermatologista na região mais próxima:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

No entanto, podem ser necessários fazer outros exames como exames de sangue, tomografia computadorizada ou raio X, para identificar se existem outras doenças que podem estar causando os vasinhos.

Como é feito o tratamento

O tratamento os pequenos vasinhos da pele normalmente é feito apenas para disfarçar os vasinhos e melhorar a aparência da pele. Algumas das técnicas de tratamento mais utilizadas são:

  • Maquiagem: tem o objetivo apenas de esconder e disfarçar os vasinhos, tendo a vantagem de poder ser feito em qualquer tom de pele e sem contraindicações;
  • Terapia laser: é utilizado um laser diretamente sobre os vasinhos, que aumenta a temperatura local e fecha-os, deixando-os menos visíveis. Esta técnica pode precisar de várias sessões e o tratamento só deve ser feito por profissionais capacitados no uso do equipamento;
  • Escleroterapia: é injetada uma substância no interior do vasinhos que provocam pequenas lesões em suas paredes, tornando-os mais finos. Esta técnica atualmente é reservada para os membros inferiores;
  • Cirurgia: é feito um pequeno corte no rosto para retirar os vasinhos. Este é o tratamento com melhores resultados, mas pode deixar uma pequena cicatriz e tem uma recuperação mais dolorosa.

Além disso, é ainda recomendado aplicar sempre protetor solar antes de sair na rua, para evitar que a exposição ao sol aumente o número de vasinhos.

Já nos casos, em que existe uma doença que possa estar provocando o surgimento da telangiectasia é aconselhado fazer o tratamento adequado da doença, antes de tentar os tratamentos estéticos para disfarçar os vasinhos.

Veja ainda como o suco de uva pode ser um ótimo remédio caseiro para tratar vasinhos.