Tendinite: o que é, sintomas, causas e tratamento

O que é

A tendinite é a inflamação de tendões que geralmente ocorre após sua lesão devido a esforços intensos ou repetitivos como ao praticar esportes como tênis e corrida ou atividades como digitar e escrever por longos períodos, o que pode causar dor e dificuldade de movimento. 

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Ortopedista perto de você! Parceria com Buscar Médico

De forma geral, os sintomas como dor e rigidez no local afetado melhoram após a movimentação, porém pode ser também indicado o repouso e o uso de medicamentos anti-inflamatórios. Quando não tratada adequadamente, os sintomas podem piorar afetando a qualidade de vida da pessoa e limitando as tarefas diárias.

Em caso de suspeita de tendinite é importante consultar um clínico geral ou ortopedista para uma avaliação e início do tratamento apropriado. Além disso, medidas como praticar exercício físico regularmente e com orientação profissional são importantes para evitar a tendinite.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas de tendinite são:

  • Dor ao toque da região do tendão inflamado;
  • Dificuldade para movimentar a articulação;
  • Inchaço da região onde há inflamação.

Dependendo do local da inflamação, a tendinite pode causar dificuldade para realizar as tarefas diárias e até mesmo andar e, nos estágios iniciais, a dor e rigidez tendem a ser piores pela manhã ou ao permanecer muito tempo com o corpo parado, melhorando após o início das atividades. 

Em caso de suspeita de tendinite, é importante consultar um clínico geral ou ortopedista para uma avaliação e início do tratamento adequado. Quando a tendinite não é tratada adequadamente, a dor e rigidez podem tornar-se constantes, passando a ocorrer mesmo após o início da movimentação.

Possíveis causas

A tendinite geralmente é causada pela sobrecarga em tendões devido a exercícios físicos ou esforços quando muito intensos, repetitivos, realizados incorretamente ou com postura inadequada, sem intervalo adequado para recuperação ou equipamentos apropriados, o que pode lesionar os tendões e causar a inflamação responsável pelos sintomas.

Além disso, doenças, como diabetes e colesterol elevado, envelhecimento, tabagismo e falta de alongamento e excesso de flexibilidade aumentam o risco de desenvolver tendinite. 

Tipos de tendinite

Os principais tipos de tendinite são:

  • Tendinite do ombro: geralmente é causada por impactos no ombro devido a esportes de contato, como luta, por exemplo, ou movimentação excessiva como ao realizar arremessos;
  • Tendinite do cotovelo: está relacionada a esportes envolvendo raquetes e tacos, atividades como digitação em excesso e trabalhos com carpintaria e máquinas pesadas, em que há necessidade de estender o braço com força ou repetidamente;
  • Tendinite do pulso: pode ocorrer relacionada a atividades como escrever, digitar ou tocar instrumentos musicais, quando realizadas repetidamente e por longos períodos;
  • Tendinite do joelho: também chamada de tendinite da pata de ganso, geralmente é causada por atividades que utilizam muito o joelho, como corridas, por exemplo, mas também pode estar relacionada a impactos;
  • Tendinite do calcâneo: pode ser causada por esforços intensos ou constantes como correr em subidas, dançar ballet ou utilizar calçados inadequados.

Independente do tipo de tendinite, a realização de esforços intensos e repetitivos geralmente está envolvida no seu desenvolvimento. 

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico geralmente é feito pelo clínico geral ou ortopedista levando em consideração os sintomas e tarefas realizadas pela pessoa que possam estar relacionadas com o início da dor e rigidez. 

Embora exames de imagem como o ultrassom e ressonância magnética podem ser indicados em caso de suspeita de tendinite para avaliar os músculos e tendões afetados, nem sempre são necessários.

Como é feito o tratamento

O tratamento da tendinite geralmente envolve repouso, evitando as atividades que a agravam, e uso temporário de medicamentos anti-inflamatórios como ibuprofeno e diclofenaco. Além disso, outras medidas como fisioterapia e injeção de corticoide também podem ser indicadas e, em alguns casos, até mesmo a cirurgia. Veja mais detalhes sobre as opções de tratamento para tendinite.

Como evitar

A tendinite pode ser evitada por medidas como:

  • Realizar exercícios físicos conforme a orientação de um profissional;
  • Alongar antes de praticar exercícios;
  • Evitar sobrecarregar músculos e articulações;
  • Usar equipamentos adequados para exercícios, como tênis e proteções;
  • Manter a postura adequada;
  • Usar equipamentos ergonômicos caso trabalhe muito tempo sentado, como cadeiras e mesas apropriadas;
  • Evite ficar na mesma posição por muito tempo.

Além disso, é importante praticar atividades físicas regularmente porque ajuda os músculos e tendões a adaptarem-se a realizar exercícios e esforços, evitando a sua lesão.

Vídeos relacionados

O fim da TENDINITE em 7 minutos | Tati & Marcelle

07:23 | 1.574.912 visualizações