A tendinite no braço é a inflamação dos tendões presentes no braço que pode ser causada pela realização de movimentos repetitivos no trabalho, prática de atividade física de alta intensidade e rendimento ou ser consequência do desgaste natural das articulações.
Assim, devido à inflamação, podem ser notados alguns sintomas, como dor no braço, maior sensibilidade no local, diminuição da força e dificuldade para realizar movimentos com o braço.
É indicado que o ortopedista seja consultado para que seja feita uma avaliação dos sintomas, confirmada a tendinite e iniciado o tratamento mais adequado, que normalmente envolve o repouso, uso de pomadas anti-inflamatórias e realização de compressa, por exemplo.
Principais sintomas
Os principais sintomas de tendinite no braço são:
- Dor, principalmente ao mexer o braço;
- Maior sensibilidade no local;
- Diminuição da força;
- Dificuldade para realizar movimentos com o braço afetado, como levantar ou segurar algum objeto;
- Diminuição da amplitude do movimento e da flexibilidade.
Além disso, a pessoa pode apresentar inchaço, vermelhidão e aumento da temperatura do local.
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico da tendinite deve ser feito pelo ortopedista por meio da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa. Além disso, o médico pode realizar um exame físico, em que faz movimentos específicos no braço para avaliar se a pessoa sente dor, o nível da dor e a amplitude do movimento.
Marque uma consulta com o ortopedista mais próximo para investigar a possibilidade de tendinite no braço:
O ortopedista pode também recomendar a realização de exames de imagem, como ultrassom, ressonância magnética do braço e/ ou raio-X para descartar outras situações que provocam sintomas semelhantes e confirmar a tendinite no braço.
Causas da tendinite no braço
A tendinite no braço é causada principalmente pela realização de movimentos repetitivos, sendo mais comum de acontecer em pessoas que praticam atividade esportiva de alto rendimento e intensidade e que trabalham realizando o mesmo movimento várias vezes ao dia.
Além disso, a tendinite no braço pode acontecer em pessoas mais velhas, devido ao desgaste natural da articulação, ou ser consequência de doenças articulares.
Como é feito o tratamento
O tratamento para tendinite no braço tem como objetivo diminuir a inflamação e, assim, aliviar os sintomas. Para isso, é recomendado que a pessoa repouse o braço afetado, evitando realizar os movimentos responsáveis pela tendinite. Além disso, fazer compressa com gelo e massagem no local também pode ajudar a diminuir a inflamação e aliviar os sintomas da tendinite.
O ortopedista pode também recomendar a aplicação de pomadas anti-inflamatórias e/ ou analgésicos. Em alguns casos, pode ser também indicada a realização de sessões de fisioterapia. Veja mais detalhes do tratamento para tendinite.