O que é:
A tendinite no quadril é a inflamação dos tendões presentes no quadril, provocando dor ao caminhar, que pode irradiar para as pernas e causar dificuldade para movimentar uma ou as duas pernas.
Geralmente, a tendinite no quadril afeta atletas que praticam atividades físicas que envolvam o uso excessivo das pernas, como corrida, ciclismo ou futebol, mas também pode surgir em idosos devido ao desgaste progressivo da articulação do quadril. Conheça outras causas de dor no quadril.
A tendinite no quadril tem cura na maior parte dos casos, no entanto, as chances de cura são maiores em pessoas jovens que fazem fisioterapia.
Principais sintomas
Os principais sintomas de tendinite no quadril são:
- Dor no quadril, que piora ao longo do tempo;
- Maior sensibilidade no local do quadril em que está localizado o tendão;
- Dor no quadril, que irradia para a perna;
- Dificuldade para movimentar as pernas;
- Cãibras nas pernas, especialmente após longos períodos de repouso;
- Dificuldade para caminhar, sentar ou ficar deitado sobre o lado afetado.
Na presença de sinais e sintomas de tendinite no quadril, é recomendado que a pessoa consulte o ortopedista ou fisioterapeuta para que seja feito um exame físico para diagnosticar a tendinite e, assim, ser iniciado o tratamento mais adequado.
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico da tendinite no quadril deve ser feito pelo ortopedista, que deve realizar um exame físico e avaliação dos sintomas apresentados pela pessoa. Além disso, também pode ser indicada a realização de alguns exames de imagem para confirmar o diagnóstico, como radiografia e ressonância magnética.
Como é feito o tratamento
O tratamento para tendinite no quadril deve ser orientado por um ortopedista e tem como objetivo diminuir a dor e a inflamação. Assim, o médico pode indicar:
- Repouso, para dar tempo que a inflamação no tendão melhore, devendo evitar a prática de atividade física;
- Aplicar bolsa de gelo durante 20 minutos várias vezes ao dia para ajudar a diminuir o inchaço, aliviar a dor e a pressão;
- Compressão por meio do uso de shorts de compressão, que ajuda a evitar o inchaço e manter a lesão estável.
Além disso, dependendo da causa da tendinite, também podem ser indicados anti-inflamatórios, como ibuprofeno, e fazer fisioterapia para tendinite no quadril, que inclui um conjunto de exercícios que ajudam a aliviar a pressão sobre os tendões, diminuindo a dor.
Nos casos mais graves, o médico pode indicar a realização de cirurgia para corrigir a lesão nos tendões ou substituir a articulação do quadril, principalmente em pessoas mais velhas.
Exercícios para tendinite no quadril
Os exercícios para tendinite no quadril ajudam a fazer o aquecimento dos tendões e, por isso, aliviam as dores.
1. Balançar as pernas
Para fazer este exercício, deve-se ficar de pé ao lado de uma parede, segurando a parede com o braço mais próximo. Depois, deve-se levantar ligeiramente a perna mais afastada da parede e balançá-la 10 vezes para a frente e para trás, levantando-a o máximo possível.
Depois, a perna deve voltar à posição inicial e o exercício deve ser repetido, balançando a perna de um lado para o outro em frente da perna que está apoiada no chão. Terminar o exercício, repetindo os passos com a outra perna.
2. Alongamento do quadril
Para realizar o exercício de alongamento do quadril, a pessoa deve-se deitar de barriga para cima e dobrar o joelho direito em direção ao peito. Com a mão esquerda, puxar o joelho direito para o lado esquerdo do corpo, mantendo a posição, durante 20 segundos. Depois, deve-se voltar à posição inicial e repetir o exercício com o joelho esquerdo.