Teofilina: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Teofilina é um remédio indicado para o tratamento ou prevenção da asma ou broncoespasmo devido a doenças obstrutivas das vias aéreas, como DOPC, por exemplo, pois age relaxando a musculatura dos brônquios e dos vasos sanguíneos pulmonares, facilitando assim a entrada de ar nos pulmões.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Pneumologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Esse remédio pode ser encontrado na forma de cápsulas contendo 100 mg ou 200 mg de teofilina, vendida em farmácias com o nome comercial Teolong.

A teofilina deve ser usada com orientação do pneumologista, podendo ser indicada para adultos ou crianças com mais de 16 anos.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A teofilina é indicada para o tratamento ou prevenção de:

  • Asma;
  • Broncoespasmo causado por doenças obstrutivas das vias aéreas, como DOPC.

Esse remédio deve ser usado com indicação do pneumologista e acompanhamento médico, para avaliara eficácia do tratamento e o surgimento de efeitos colaterais.

Se deseja o acompanhamento de um pneumologista, marque uma consulta na região mais próxima:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como tomar

A cápsula de teofilina deve ser tomada por via oral, com um copo de água, após uma refeição, 1 vez por dia. Caso seja necessário, a cápsula pode ser aberta e os microgrânulos engolidos sem mastigar.

As doses recomendadas para adultos ou adolescentes com mais de 16 anos variam de 11 a 13 mg por Kg de peso corporal, por dia, e devem ser calculadas pelo pneumologista.

Durante o tratamento com a teofilina, o médico deve solicitar exames que medem os níveis desse remédio no sangue, que deve estar entre 8 a 20 mcg/mL, de forma a avaliar a resposta ao tratamento e o surgimento de efeitos colaterais.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns da teofilina são falta de apetite, náusea, vômito, tontura, diarreia, dor no abdômen, dor de cabeça, insônia ou tremores.

Nos casos de superdose, em que a concentração de teofilina no sangue está maior do que 20 mcg/mL, podem ocorrer inquietação, dor de cabeça, vertigem, arritmia cardíaca, convulsões ou insuficiência cardíaca. Nesses casos, deve-se ir ao hospital imediatamente.

Quem não deve usar

A teofilina não deve ser usada por menores de 16 anos, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tiveram infarto recentemente ou que tenham taquicardia aguda.

Além disso, esse remédio não deve ser usado por pessoas que tenham alergia à teofilina ou qualquer outro componente das cápsulas.

A teofilina deve ser usada somente com indicação médica e com cautela nos casos de angina instável, pressão alta grave, cardiomiopatia obstrutiva hipertrófica, transtornos convulsivos, porfiria, úlcera no estômago ou intestino, risco de taquiarritmia ou insuficiência hepática ou renal.