Terapeuta ocupacional: o que é, o que faz e quais doenças trata

Atualizado em julho 2023

O terapeuta ocupacional é o profissional de saúde especialista na prevenção ou tratamento de doenças físicas, mentais, emocionais ou de desenvolvimento, que limitam a capacidade da pessoa de realizar atividades no dia a dia.

O profissional de terapia ocupacional utiliza técnicas ou equipamentos que ajudam a pessoa a aprender novas formas de fazer as atividades diárias, a desenvolver novas habilidades e a reabilitar ou manter as habilidades motoras.

Geralmente, a consulta com terapeuta ocupacional ocorre por encaminhamento de médicos ou fisioterapeutas, para complementar o tratamento principal e permitir que a pessoa tenha independência nas atividades do dia a dia em casa, no trabalho ou na escola.

Imagem ilustrativa número 1

O que faz o terapeuta ocupacional

O terapeuta ocupacional é o profissional responsável por ajudar a pessoa a realizar suas ocupações, ou seja, as atividades do dia a dia.

Desta forma o terapeuta ocupacional ajuda a promover a autonomia para as atividades diárias, que envolvem trabalho, escola, lazer ou autocuidados em casa, melhorando o bem estar e a qualidade de vida.

Quais doenças trata

O terapeuta ocupacional ajuda complementar o tratamento médico e fisioterapêutico, nas seguintes condições:

  • Sequelas de AVC, traumatismo craniano ou lesões na medula espinhal;
  • Paralisia cerebral, deficiência mental, Síndrome de Down ou atraso no desenvolvimento psicomotor;
  • Transtorno de hiperatividade e deficit de atenção (TDAH);
  • Demências, como Alzheimer ou doença de Parkinson;
  • Transtorno do espectro autista;
  • Doenças autoimunes, como a esclerose múltipla ou artrite reumatoide;
  • Sequelas de problemas osteomusculares, como tendinite, fibromialgia ou dor lombar.

Além disso, o terapeuta ocupacional também pode complementar o tratamento psiquiátrico de transtornos alimentares, depressão, ansiedade ou esquizofrenia, por exemplo.

Qual a diferença entre fisioterapia e terapia ocupacional?

Geralmente, o fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional trabalham em conjunto na reabilitação de condições de saúde. No entanto, existem diferenças nas suas funções.

O fisioterapeuta ajuda a pessoa a melhorar a força muscular, aliviar a dor e reduzir inflamações, restaurando a função física.

Já o terapeuta ocupacional tem como foco reabilitar e ensinar novas formas de fazer as atividades diárias, estimular as capacidades cognitivas, e adaptar o ambiente em que vivem, para a melhorar a qualidade de vida no dia a dia.

Como funciona a terapia ocupacional

A terapia ocupacional funciona utilizando técnicas para:

  • Desenvolver ou restabelecer habilidades motoras para comer, andar, vestir-se, tomar banho, escovar os dentes e pentear os cabelos;
  • Indicar alterações ambientais que forneçam segurança para a pessoa se movimentar, como instalar rampas, colocar corrimão em escadas, assento no chuveiro;
  • Ajudar a melhorar a problemas memória e concentração, através de atividades cognitivas e sociais;
  • Estimular o envolvimento em atividades de lazer em crianças e desenvolvimento motor.

Além disso, o terapeuta ocupacional pode ensinar a pessoa a utilizar alguns equipamentos auxiliares, como talheres especiais, andador ou cadeira de rodas, por exemplo.

Vídeos relacionados