A termografia médica é um exame que permite medir a temperatura corporal e visualizar a sua distribuição na superfície do corpo na forma de uma imagem. Pode ser indicada para auxiliar no diagnóstico de condições como câncer de mama ou fibromialgia.
Este exame normalmente é feito pela captura de imagens da temperatura corporal da pessoa com uma câmera especial e, portanto, não envolve contato direto nem utiliza qualquer radiação que possa ter efeitos prejudiciais à saúde.
A termografia normalmente complementa a avaliação feita por outros exames, sendo recomendado consultar um clínico geral para entender melhor quando realmente é necessária e como se preparar adequadamente.
Para que serve
O exame de termografia é indicado para:
- Estudar como o organismo regula a temperatura corporal, inclusive durante exercícios físicos;
- Auxiliar no diagnóstico de problemas de saúde, como neuropatia diabética, câncer de mama ou problemas de circulação;
- Verificar a presença de febre.
A termografia avalia a radiação infravermelha que naturalmente é emitida pela superfície do corpo, permitindo identificar anormalidades na sua temperatura que podem auxiliar o médico no diagnóstico de problemas de saúde, como fibromialgia, artrite, gota ou hanseníase, em alguns casos.
Para saber se o exame de termografia pode ser indicado, marque uma consulta com o clínico geral mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:
Especialmente para o câncer de mama, a termografia não substitui a realização da mamografia, que é o exame inicial mais eficiente para a detecção desta condição nos estágios mais precoces. Conheça os exames mais indicados para o câncer de mama.
Preparo para o exame
O preparo para o exame de termografia normalmente inclui algumas medidas, como:
- Evitar expor a área do exame ao sol por pelo menos 5 dias;
- Não aplicar cremes, óleos, loções ou maquiagens na parte do corpo a ser examinada no dia do exame;
- Não usar desodorantes ou antitranspirantes, caso o exame seja feito na parte superior do corpo, no dia do exame;
- Remover os pelos da área do corpo para o exame, se indicado, no dia anterior;
- Não realizar fisioterapia, massagens, compressas ou outros estímulos corporais nas 24 horas antes do exame;
- Não fazer exercícios físicos no dia;
- Não tomar banho de chuveiro, pelo menos 1 hora antes, ou piscina, nas últimas 24 horas.
Além disso, é importante a pessoa informar o médico sobre os problemas de saúde que apresenta, cirurgias que tenha feito nas últimas 12 semanas e medicamentos que faz uso. O médico pode indicar interromper temporariamente medicamentos como analgésicos e ou descongestionantes nasais, por exemplo.
É importante seguir corretamente as orientações do médico para que o resultado do exame de termografia seja o mais preciso possível.
Como é feita
Antes de realizar a termografia, a pessoa deve aguardar 15 minutos em repouso para que sua temperatura corporal entre em equilíbrio com a da sala de exame. Neste período, a parte do corpo em que o exame será feito, normalmente, deve permanecer descoberta e livre de acessórios.
Para fazer a termografia, é utilizada uma câmera especial capaz de verificar a temperatura em cada ponto da superfície do corpo da pessoa e transformá-la em imagens. Assim como em um exame de radiografia, existem posições específicas para estudar cada parte do corpo.
Leia também: Raio X: o que é, tipos, para que serve e como funciona tuasaude.com/raio-xA duração do exame de termografia varia em torno de 20 a 30 minutos e, dependendo da parte do corpo estudada e/ou indicação do exame, pode ser necessário obter imagens também de outras áreas relacionadas.
Possíveis riscos
O exame de termografia não oferece riscos à saúde, porque é um exame não invasivo que não envolve contato direto com a pessoa e também não utiliza qualquer radiação que possa ter efeitos prejudiciais à saúde. Confira os principais efeitos da radiação para a saúde.
Este exame é feito à distância e envolve apenas o registro da temperatura corporal da pessoa com uma câmera especial.