O que é:
O teste de fertilidade masculina serve para verificar se a quantidade de espermatozoides por mililitro de esperma se encontra dentro dos níveis considerados normais, permitindo determinar se o homem possui um número de espermatozoides suficientes para ser considerado fértil.
Os testes de fertilidade são fáceis de usar, podem ser feitos em casa estão disponíveis em farmácias e drogarias, com os nomes de Confirme e Fast Test, por exemplo. Conheça outros tipos de testes de fertilidade.
No entanto, a avaliação da quantidade de espermatozoides não é o único parâmetro que deve ser avaliado para verificar se o homem é fértil ou não, devendo o urologista ser consultado para que seja feita uma avaliação mais completa.
Como é o preparo
Para fazer o teste de fertilidade, o homem deve ficar em abstinência sexual por um período de, no mínimo, 48 horas e, no máximo, 7 dias. Se o período de abstinência for menor que 48 horas ou maior que 7 dias, não é recomendado fazer o teste, já que pode haver alterações na contagem de espermatozoides.
Como fazer o teste
Para realizar o teste, deve-se seguir os passos seguintes:
- Coletar o esperma num frasco coletor. Deve-se aguardar, no mínimo, 48 horas desde a última ejaculação para recolher a amostra, não se devendo ultrapassar mais de 7 dias;
- Deixar repousar a amostra no frasco coletor durante 20 minutos;
- Agitar o frasco delicadamente, em sentido circular, 10 vezes;
- Mergulhar a ponta da pipeta no frasco, coletando amostra até à primeira marca;
- Transferir a amostra para o frasco que contém o diluente;
- Tampar o frasco, homogeneizar delicadamente a solução e deixar repousar por 2 minutos;
- Pingar duas gotas da mistura anterior no dispositivo de teste (que se deve posicionar na horizontal), evitando a formação de bolhas.
- Aguardar 5 a 10 minutos até se obter o resultado.
Após este período de tempo, aparecerá o resultado. Se surgir apenas uma linha, significa que o resultado é negativo, se surgirem duas linhas, o resultado é positivo, o que significa que por cada mililitro de esperma, estão presentes mais de 15 milhões de espermatozoides, que é quantidade mínima de um homem considerado fértil.
O teste de fertilidade masculina é confiável?
O resultado do teste de fertilidade masculina tem 98% de eficácia, sendo considerado seguro e confiável para identificar a quantidade de espermatozoides presentes da amostra de sêmen. No entanto, esse teste não pode ser utilizado como único fator para avaliar a fertilidade masculina, já que existem outros fatores que podem interferir na capacidade reprodutiva do homem.
O que significa o resultado
Os resultados que podem aparecer são:
- Negativo, quando é verificada quantidade de espermatozoides menor que o normal, sendo aconselhado consultar um médico, para realizar outros exames e, caso necessário, realizar tratamentos de fertilidade. Confira as principais causas da infertilidade masculina;
- Positivo, quando é identificado mais de 15 milhões de espermatozoides por mililitro de esperma, indicando que o homem é potencialmente fértil.
É importante que o casal saiba que este não é o único indicador de fertilidade masculina e que, por isso, mesmo que o resultado obtido seja positivo, podem existir outros fatores que acabem dificultando a gravidez, sendo importante de consular um médico urologista, para serem feitos mais exames.