Teste de ovulação: como fazer e como entender o resultado

Atualizado em agosto 2023

O teste de ovulação é um método para identificar quando a mulher está na fase ovulatória do ciclo menstrual, que é quando existem maiores chances de gravidez. Por esse motivo, este teste é muito utilizado por mulheres que estão tentando engravidar.

O teste de ovulação é simples e fácil de fazer em casa, bastando colocar a ponta do teste, durante alguns segundos, numa amostra de urina, pois é capaz de detectar a concentração do hormônio luteinizante (LH), que está aumentado durante a fase ovulatória do ciclo menstrual.

Sempre que existir dúvida no uso deste tipo de teste, ou sempre que se desejar descobrir qual o melhor período para engravidar, é recomendado consultar um ginecologista, que irá fazer uma avaliação detalhada e orientar a mulher das melhores práticas para aumentar as chances de sucesso.

Imagem ilustrativa número 3

Como fazer o teste de ovulação

O teste de ovulação, tanto o de fitinha quanto o digital, são testes simples e rápidos, devendo ser feitos conforme a seguir:

1. Teste da tirinha

Para usar o teste de tirinha ou fitinha, pode-se urinar diretamente na tirinha, ou usar frasco fornecido na embalagem para coletar uma quantidade de urina e depois colocar a tirinha dentro do frasco com a urina, por pelo menos 30 segundos, obedecendo a linha na tirinha que representa o nível máximo de urina no frasco.

Depois, deve-se colocar a tirinha sobre uma superfície plana e aguardar pelo menos 5 minutos para observar o resultado.

Cuidados ao fazer o teste: é importante fazer o teste de ovulação com a fitinha todos os dias sempre no mesmo horário, sendo recomendado coletar a urina no período entre as 10 e 22 horas. Não se deve usar a primeira urina da manhã para fazer o teste e não se deve reutilizar as tirinhas.

Além disso, é recomendado evitar consumir líquidos, por pelo menos 2 horas antes de fazer o teste, pois a urina mais diluída pode não medir a quantidade do hormônio LH.

2. Teste de ovulação digital

Para fazer o teste de ovulação digital, deve-se remover o medidor de teste da embalagem, assim como sua tampa protetora. Em seguida, retirar a tampa de proteção do suporte do teste.

Inserir o medidor de teste na ponta do suporte do teste, alinhando as duas setinhas rosas, até escutar um clique e verificar a mensagem "teste pronto", que deve aparecer no display do suporte de teste.

Em seguida, deve-se urinar no medidor de teste por 5 a 7 segundos, apontando-o para baixo, tendo o cuidado para não molhar o suporte. Outra opção é urinar em um frasco limpo e seco e mergulhar o medidor de teste na urina por 1 segundos.

Depois, deve-se colocar a tampa no medidor e limpar o excesso de urina, e colocar o suporte do teste em superfície plana ou inclinado para baixo, com o medidor voltado para baixo.

O símbolo do "teste pronto" deve começar a piscar depois de 20 a 40 segundos. Então deve-se aguardar 3 minutos para obter o resultado.

Cuidados antes do teste: é importante preparar o teste antes de realizar a medição, sendo importante seguir as orientações que vêm junto com a embalagem.

Além disso, deve-se evitar urinar por pelo menos 4 horas antes de realizar o teste, para a urinar estar mais concentrada. Esse teste digital pode ser feito com qualquer urina do dia, porém sempre no mesmo horário.

Como saber se o teste de ovulação é positivo

O resultado do teste de ovulação varia de acordo com a concentração de LH circulante no organismo da mulher e do teste que é realizado, de forma que os resultados observados podem ser:

  • Teste da fitinha: deve-se observar a presença de duas linhas, em que uma corresponde ao controle e a outra à concentração de LH da mulher. Na presença de duas linhas de mesma intensidade, é indicativo de teste positivo, enquanto que a presença de apenas uma linha ou de duas linhas com intensidades muito diferentes, é indicativo de teste negativo. É importante que o resultado do teste seja conferido no folheto informativo que o acompanha;
  • Teste digital: o teste é dito positivo quando no visor do teste aparece uma carinha feliz, enquanto que no teste negativo aparece apenas um círculo.

Esses testes são capazes de detectar o pico ovulatório, ou seja, a fase do ciclo em que há maior concentração de LH, de forma que a gravidez é mais provável de acontecer.

Dessa forma, o resultado negativo não necessariamente significa que a mulher não está na fase ovulatória do ciclo menstrual, mas que pode já ter havido ou não o pico de LH e, por isso, é indicado que o teste seja realizado no dia seguinte no mesmo horário.

O teste de ovulação caseiro funciona?

O teste de ovulação caseiro consiste em introduzir a ponta do dedo indicador na vagina e retirar uma pequena quantidade de muco. Ao esfregar este muco na ponta do dedo polegar, deve-se observar a cor e a sua consistência.

É provável que a mulher esteja no seu período fértil se este muco vaginal for transparente, fluido e pouco pegajoso, parecido com a clara do ovo, porém, é importante que a pessoa saiba que os testes de farmácia são bem mais precisos, já que pode ser difícil de interpretar a consistência do muco, além de que este método não indica qual o melhor dia para engravidar.

Assista ainda o vídeo seguinte e veja como calcular o período fértil, de forma a facilitar a execução do teste de ovulação:

Vídeos relacionados