Teste de daltonismo: saiba se você é daltônico

O teste de daltonismo é uma boa ferramenta para identificar quem tem risco de ser daltônico. Um dos mais utilizados é o teste de Ishihara, que pode identificar pessoas que apresentam deficiência visual para as cores verde e vermelho.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Oftalmologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

O daltonismo é uma deficiência visual específica para as cores verde e vermelho, fazendo com que a pessoa não consiga distinguir corretamente as duas cores. Embora o teste para sua identificação possa ser feito em casa, é recomendado consultar um oftalmologista para confirmar o diagnóstico. Entenda melhor o que é daltonismo e os sintomas.

Se suspeita de daltonismo, siga as orientações no teste abaixo e descubra se você pode ser daltônico:

Este teste não deve ser utilizado como forma de diagnóstico e, portanto, não substitui a avaliação feita por um oftalmologista.

Quem pode fazer o teste

Este teste de daltonismo pode ser feito por adultos e crianças, no entanto, crianças mais jovens podem ter dificuldade para reconhecer os números por não conhecê-los, por exemplo. Neste caso, é recomendado consultar um oftalmologista, que pode indicar o teste de daltonismo mais adequado. 

Como o teste funciona

Este teste de daltonismo é baseado no teste de Ishihara, que foi desenvolvido levando em consideração a dificuldade que algumas pessoas com deficiência visual para cores têm em distinguir o verde e o vermelho. 

Essas pessoas podem não conseguir enxergar os números nas imagens ou confundi-los e, em caso de daltonismo, a quantidade de erros no teste é superior ao esperado para uma pessoa com visão normal.

Outros testes para daltonismo

Outros testes também usados para identificar o daltonismo são:

  • Teste de Farnsworth: um teste que utiliza discos coloridos que devem ser organizados pela pessoa em uma bandeja seguindo um padrão específico;
  • Teste de lãs de Holmgreen: consiste em separar fios de lã com cores de diferentes tonalidades em uma ordem pré-determinada;
  • Anomaloscopia: é feito utilizando um aparelho especial que emite 2 luzes de cores diferentes que devem ser ajustadas pela pessoa até que as cores iguais;
  • Eletrorretinografia: um teste mais invasivo em que é colocado dispositivo no olho para medir a resposta da retina a estímulos luminosos.

Embora o teste de Ishihara possa ser feito em casa, o diagnóstico de daltonismo só pode ser feito por um oftalmologista, que normalmente realiza outros testes da visão para confirmar o diagnóstico. Conheça os principais testes de visão e para que servem.

Caso deseje marcar uma consulta, é possível encontrar o oftalmologista mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

O oftalmologista pode identificar tipos de deficiência visual para cores diferentes do daltonismo, sendo importante o diagnóstico correto para que possa ser indicado o tratamento mais adequado.

Leia também: Tipos de daltonismo e como tratar (com teste online) tuasaude.com/tipos-de-daltonismo