O teste online de gravidez é uma ferramenta prática e simples para avaliar a chances da mulher estar grávida, a partir da avaliação de alguns sinais, sintomas e comportamentos.
Existem maiores chances de engravidar quando se teve uma relação sexual desprotegida durante o período fértil, pois isso aumenta muito as chances do espermatozoide chegar até um óvulo maduro, resultando em fecundação e gravidez.
Responda às perguntas deste teste de gravidez online para saber quais as chances de estar grávida:
Sempre que existir suspeita de gravidez, é recomendado fazer um teste de gravidez de farmácia ou consultar um ginecologista.
O que aumenta as chances de gravidez?
As chances de gravidez aumentam quando a mulher tem relação sexual durante o período fértil e não utiliza métodos contraceptivos, como camisinha, pílula, adesivo contraceptivo ou DIU, por exemplo. Além disso, quando a mulher troca o método contraceptivo ou esquece de tomar a pílula, por exemplo, há também a probabilidade de engravidar.
No entanto, para que a gravidez seja uma possibilidade, a mulher precisa estar no período fértil, que dura em média 6 dias e acontece entre 10 e 14 dias após o primeiro dia da menstruação. Veja mais sobre o período fértil.
Como confirmar se é gravidez
Para confirmar a gravidez, é importante que a mulher esteja atenta a presença de sintomas e que realize um teste de farmácia e de sangue para confirmar a gestação. Para isso, é muito importante consultar um ginecologista.
Primeiros sintomas de gravidez
O primeiro sinal de gravidez é o atraso na menstruação, que pode ser notado mais facilmente em mulheres que possuem o ciclo menstrual mais regular. Além disso, algumas mulheres podem apresentar outros sintomas que surgem como consequência da fecundação e da implantação do embrião no útero, sendo os principais:
- Corrimento vaginal rosado;
- Cólica e/ ou inchaço abdominal;
- Aumento da vontade para urinar;
- Enjoos;
- Tonturas;
- Cansaço fácil;
- Mamas mais sensíveis.
Além disso, a mulher também pode notar um corrimento vaginal mais espesso e dor no fundo das costas, por exemplo, sendo recomendado que seja feito um teste de gravidez para que seja possível confirmar a gestação. Conheça outros sintomas iniciais de gravidez.
Teste de gravidez de farmácia
O teste de gravidez de farmácia é uma forma rápida de saber se está grávida ou não, sendo indicado realizar a partir do primeiro dia de atraso menstrual. Esse teste mede a quantidade de beta hCG na urina, que é um hormônio que passa a ser produzido em maiores quantidades durante a gestação.
Assim, para fazer esse teste, é indicado que a mulher faça xixi no recipiente que vem no kit do teste, sendo recomendado que seja coletada a primeira urina da manhã, pois está mais concentrada. Em seguida, deve molhar a fitinha reagente na urina e, em seguida, esperar cerca de 5 minutos para observar se houve reação. O resultado positivo é indicado quando aparecem duas linhas na fita teste.
Caso seja observada apenas uma linha, o teste é dito negativo, porém caso a mulher tenha sinais e sintomas de gravidez, é recomendado refazer o teste após 3 a 5 dias, pois há maior concentração de beta HCG circulante. Entenda melhor sobre o teste de gravidez de farmácia.
Teste de laboratório
O teste de laboratório é o teste mais indicado para confirmar a gravidez, pois indica a concentração de beta hCG circulante, por menor que seja, confirmando não só a gravidez, mas também a semana de gestação, de forma mais precisa, que a mulher se encontra. Esse teste pode ser feito antes da menstruação atrasar, no entanto é mais recomendado que seja realizado 12 dias após o período fértil ou no primeiro dia após o atraso, sendo realizado com uma amostra de sangue, que é analisada no laboratório.
O que é beta hCG?
O beta hCG, também conhecido como hormônio gonadotrofina coriônica, é um hormônio cuja produção acontece principalmente durante a gravidez e, por isso, a avaliação da sua concentração no sangue e na urina são úteis para detectar a gravidez.
Esse hormônio tem a sua concentração aumentada durante a gravidez com o objetivo de manter o corpo lúteo no ovário, inibindo a menstruação e evitando uma nova ovulação, ou seja, permitindo que a gestação se desenvolva. Saiba mais sobre o beta hCG.