Este teste de psicopatia é uma ferramenta que permite avaliar rapidamente a possibilidade de uma pessoa apresentar psicopatia. Foi baseado no Psychopathy Checklist-Revised (PCL-R), um teste de 20 perguntas, que é muito usado por psiquiatras e psicólogos para avaliar o risco de psicopatia.
A psicopatia é um transtorno da personalidade caracterizado por menor capacidade de afeto, tendência à falsidade e ausência de remorso, por exemplo, e sempre que possível deve ser avaliado por um profissional de saúde mental capacitado. Entenda melhor o que é psicopatia e os sintomas.
Caso pretenda saber qual o risco de você ou alguém próximo ter psicopatia, por favor responda às questões no teste abaixo:
Este teste não tem o objetivo de dar um diagnóstico e, portanto, não substitui a consulta com um psiquiatra ou psicólogo para uma avaliação mais detalhada.
O que este teste avalia?
Este teste de psicopatia foi baseado no questionário Psychopathy Checklist-Revised (PCL-R) e avalia a possibilidade de uma pessoa apresentar psicopatia baseado nas características e comportamentos que apresenta.
Quem pode fazer o teste
Este teste de psicopatia é recomendado para adultos e adolescentes a partir dos 18 anos de idade, sendo indicado para verificar a possibilidade de psicopatia. Embora antes dos 18 anos, possam já existir comportamentos e traços sugestivos de psicopatia, outros testes são mais indicados nesta faixa etária.
Como funciona o teste
Este teste de psicopatia apresenta 20 perguntas com 3 opções de resposta cada uma, devendo ser escolhida a opção que melhor descreve as características da pessoa que está sendo avaliada.
Cada opção de resposta apresenta um valor que varia de 0 a 2, dependendo do quanto a pessoa apresenta a característica indicada na pergunta e, no final do teste, é dada uma pontuação que corresponde ao somatório do valor de cada resposta.
A pontuação mínima é 0 e a máxima, 40, sendo que valores iguais ou superiores a 30 indicam um maior risco de psicopatia.
O que pode influenciar o resultado
O resultado deste teste de psicopatia pode ser influenciado por:
- Casos menos graves de psicopatia, que podem não atingir o ponto de corte usado para avaliar a pontuação final do teste.
- Outros problemas psiquiátricos, como esquizofrenia ou bipolaridade, que também podem afetar o comportamento da pessoa;
- Não conhecer bem pessoa avaliada, podendo não conseguir responder as perguntas com precisão;
- Dificuldade para entender as perguntas, que pode levar a pessoa a ficar em dúvida sobre a opção que deve selecionar.
Além disso, algumas das características presentes nas perguntas do teste tendem a ser mais indicativas de psicopatia que outras e, por isso, a avaliação detalhada por um psiquiatra é fundamental em caso de suspeita de psicopatia.