A testosterona é o principal hormônio masculino, responsável pelo desenvolvimento dos órgãos sexuais no homem e de características como crescimento da barba, engrossamento da voz e formato masculino do corpo.
No homem, a testosterona é produzida principalmente nos testículos e, embora seja considerado um hormônio masculino, também é produzido em menor quantidade nas mulheres, nos ovários.
Em caso de suspeita de alterações nos níveis de testosterona, é importante consultar o endocrinologista, que pode indicar exames para confirmar o diagnóstico, como a dosagem de testosterona no sangue, e o tratamento mais adequado.
Para que serve a testosterona
A testosterona é um hormônio que serve para:
- Estimular o desenvolvimento dos órgãos sexuais masculinos, especialmente durante a puberdade;
- Desenvolver características masculinas, como voz grave, pelos na face e formato masculino do corpo;
- Promover o aumento da espessura da pele e estimula a secreção de glândulas, o que pode contribuir para o desenvolvimento de acne;
- Estimular o desenvolvimento muscular, fazendo com que homens normalmente tenham mais massa muscular que as mulheres;
- Favorecer o desenvolvimento dos ossos, aumentando a massa e força dos ossos;
- Aumentar o metabolismo do corpo, regulando a atividade das células e o gasto de energia;
- Estimular a produção de espermatozoides, principalmente a partir da puberdade.
A testosterona é considerada um dos hormônios sexuais mais importantes para o homem, sendo responsável pelas principais alterações corporais que acontecem durante a puberdade. Conheça as principais mudanças no corpo da puberdade masculina.
Efeitos da testosterona feminina
Os principais efeitos e ações da testosterona feminina incluem regular a libido, manter a massa muscular, manter a saúde do coração e dos ossos, e regular o humor. Veja mais sobre os efeitos da testosterona na mulher.
No entanto, especialmente em mulheres que fazem reposição de testosterona, o nível desse hormônio pode aumentar bastante, causando efeitos como aumento da massa muscular, engrossamento da voz e aumento do tamanho do clítoris.
Onde é produzida
A testosterona é produzida principalmente pelos testículos, em homens e pelos ovários, na mulher.
Além disso, a testosterona também é produzida a partir da conversão de hormônios como androstenediona e dehidroepiandrosterona (DHEA), que são produzidos pelas glândulas suprarrenais. Entenda melhor o que é a DHEA e para que serve.
Principais sintomas
O excesso ou a falta de testosterona pode causar sintomas que variam de acordo com a idade e sexo, sendo mais facilmente notados em mulheres, crianças e adolescentes, devido às alterações no desenvolvimento do corpo.
Sintomas de testosterona alta
Os principais sintomas de testosterona alta incluem:
- Crescimento excessivo de pelos;
- Surgimento de acne;
- Infertilidade;
- Aumento de libido;
- Aumento da pressão arterial;
- Maior ganho de massa muscular;
- Agressividade.
Além disso, especialmente em crianças, é comum a testosterona alta causar o desenvolvimento de características como crescimento de pelos na região pubiana, face e axilas e o aumento do tamanho do pênis, em meninos, ou clítoris, em meninas. Confira mais sintomas de testosterona alta.
Sintomas de testosterona baixa
Quando a testosterona está baixa, é comum surgirem sintomas como diminuição da libido, perda de pelos no corpo, alterações do humor, queda da concentração, redução da massa muscular e desempenho físico. Conheça outros sintomas de testosterona baixa.
Além disso, em caso de testosterona baixa, meninos durante a puberdade podem não ter um desenvolvimento completo das características masculinas, como crescimento de pelos no rosto e engrossamento da voz.
Exame que mede a testosterona
O exame que mede a testosterona é a dosagem de testosterona total e livre, que normalmente é pedido pelo endocrinologista, urologista ou ginecologista, em caso de suspeita de alterações nos níveis deste hormônio.
É importante que o resultado do exame seja avaliado pelo médico, já que os valores de testosterona podem variar de acordo com a idade e fase do ciclo menstrual, no caso das mulheres.
Testosterona total e livre
A testosterona livre é a testosterona que está disponível no organismo, podendo ser absorvida para que exerça sua função no corpo, e equivale a 2 a 3% da testosterona total. Entenda melhor a diferença entre testosterona total e livre.
Como aumentar a testosterona
Para aumentar a testosterona, o médico pode indicar a reposição hormonal com testosterona por meio de injeção ou medicamentos na forma de comprimidos, gel ou adesivo transdérmico, por exemplo. Alguns nomes comerciais são durateston, somatodrol, provacyl e androgel.
Além disso, podem ser indicadas medidas que estimulem a produção desse hormônio, como praticar atividades físicas, consumir mais de alimentos ricos em zinco, vitamina A e D e dormir o suficiente. Veja mais detalhes sobre aumentar a testosterona naturalmente.
Confira no vídeo a seguir algumas dicas para aumentar a testosterona: