Testosterona baixa: o que é, sintomas, causas, exames e tratamento

Testosterona baixa é quando os níveis de testosterona total no sangue, em homens, são inferiores a 200 ng/dL, podendo causar sintomas como diminuição da libido, perda de pelos, redução de massa muscular ou obesidade abdominal, por exemplo.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Endocrinologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Quando os níveis de testosterona em homens estão entre 200 a 400 ng/dL, em geral é recomendada a dosagem da testosterona livre. Em mulheres, o diagnostico de testosterona baixa não existe, pois os ensaios laboratoriais disponíveis não trazem confiabilidade para se estabelecer um limite inferior.

Em caso de suspeita de testosterona baixa, também chamada de hipogonadismo, é recomendado consultar um endocrinologista que pode indicar o melhor tratamento de acordo com sua causa.

Um senhor e sua esposa na consulta com médica

Sintomas de testosterona baixa

Os principais sintomas de testosterona baixa são:

  • Diminuição da libido;
  • Anemia;
  • Fraqueza;
  • Aumento do volume das mamas (ginecomastia);
  • Disfunção erétil;
  • Ondas de calor;
  • Redução da massa muscular;
  • Infertilidade;
  • Obesidade abdominal.

Em adolescentes, a testosterona baixa pode ainda causar atraso da puberdade e/ou desenvolvimento incompleto ou ausente de características masculinas, fazendo com que o menino tenha voz mais aguda, poucos pelos no corpo, menor desenvolvimento muscular ou do pênis, por exemplo.

Leia também: Puberdade masculina: 7 principais mudanças no corpo tuasaude.com/puberdade-masculina

Como confirmar a testosterona baixa

O diagnóstico de testosterona baixa é feito pelo endocrinologista ou urologista, sendo necessário realizar um exame de sangue para medir a quantidade de testosterona total ou outros parâmetros. Confira o que é a testosterona total e livre.

Caso deseje marcar uma consulta, encontre um endocrinologista mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Endocrinologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Caso seja verificada a testosterona baixa, o médico deve indicar a dosagem de hormônios como LH e FSH para ajudar a identificar a causa.

Além disso, outros exames como ferro e ferritina no sangue e ressonância magnética podem ser necessários.

Testosterona baixa no homem

É considerada testosterona baixa no homem quando a testosterona total no sangue é inferior a 200 ng/dL, em pelo menos 2 medidas feitas pela manhã, ou quando a testosterona livre esta abaixo de 6,5 /7 ng/dL, e existem sintomas como diminuição da libido, infertilidade e/ou disfunção erétil.

O que causa testosterona baixa

As causas mais comuns de testosterona baixa são:

  • Envelhecimento;
  • Obesidade;
  • Diabetes mellitus;
  • Reposição de testosterona;
  • Traumas na bolsa escrotal ou torção testicular;
  • Efeito colateral de medicamentos, como corticoides, cetoconazol ou opioides;
  • Tumores hipofisários ou hipotalâmicos.

Em casos mais raros, doenças genéticas, como a síndrome de Klinefelter ou síndrome de Kallman, também podem causar testosterona baixa.

Além disso, a testosterona baixa é bastante comum em caso de doenças metabólicas, como diabetes tipo 2, obesidade, doença renal crônica em estágio terminal, HIV e doença pulmonar obstrutiva crônica.

Como é feito o tratamento

O tratamento da testosterona baixa deve ser feito com orientação do endocrinologista ou urologista e varia de acordo com sua causa.

No caso de doenças metabólicas, como diabetes ou obesidade, geralmente é recomendado primeiro controlar as doenças de base.

Em alguns casos, como doenças genéticas ou doenças testiculares, é recomendada a reposição de testosterona, que pode ser realizada por meio de injeções ou gel. 

Leia também: Reposição de testosterona: quando fazer, remédios e efeitos colaterais tuasaude.com/reposicao-hormonal-masculina

Durante o tratamento, é importante fazer um acompanhamento regular com o endocrinologista para monitorar os níveis de testosterona no sangue e ajustar a dose do medicamento, de acordo com a indicação do médico.

Os efeitos da reposição da testosterona no homem podem ser observados no primeiro mês de tratamento, podendo ser notada melhora da libido, energia e humor.

Vídeos relacionados

Alimentos para aumentar a TESTOSTERONA · com receita

12:17 | 761.438 visualizações

A melhor receita para AUMENTAR A TESTOSTERONA

05:30 | 136.750 visualizações