Testosterona na mulher: efeitos, porque está alta ou baixa e quando usar

A testosterona na mulher é importante por possuir diversos efeitos, como regular a libido, manter e aumentar a massa muscular, manter a saúde do coração e dos ossos, e regular o humor.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Ginecologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Os valores normais de testosterona na mulher são em média entre 17,55 e 59,46 ng/dL, onde valores mais altos podem causar aumento de pelos no corpo, queda de cabelo e ganho de peso. Já a testosterona baixa na mulher pode provocar perda do interesse sexual, fadiga e secura vaginal.

O uso da testosterona na forma de adesivo, gel ou injeção, pode ser indicado pelo médico para o tratamento do Transtorno do Desejo Sexual Hipoativo em mulheres, uma disfunção sexual onde a mulher apresenta sintomas como falta ou redução de desejo sexual ou perda de interesse durante o sexo.

Mulher em consulta com médica

Efeitos e para que serve

Os principais efeitos da testosterona no corpo feminino são:

  • Regular o desejo sexual e a libido;
  • Aumentar e manter a massa muscular;
  • Atuar no metabolismo de energia;
  • Manter a saúde cardiovascular;
  • Fortalecer os ossos;
  • Manter as funções dos ovários;

A testosterona também atua na manutenção das funções do cérebro, regulando o humor e a função cognitiva.

Valores normais

Os valores normais de testosterona total na mulher é em média entre 17,55 e 59,46 ng/dL.

Já os valores de testosterona livre são entre 0,2 e 2,06, conforme o ciclo menstrual e a idade da mulher.

É importante lembrar que os níveis de testosterona na mulher também podem variar conforme a técnica usada em cada laboratório onde é feito o exame.

Preocupado com o resultado do seu exame?

Estamos aqui para ajudar! Fale com os nossos profissionais e receba orientação especializada sobre o que fazer a seguir.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como saber o nível de testosterona?

Para saber o nível de testosterona, deve-se consultar o ginecologista ou endocrinologista, para que seja solicitado um exame de sangue para medir os níveis deste hormônio.

Leia também: Testosterona: o que é, para que serve, sintomas e como aumentar tuasaude.com/testosterona

O que significa testosterona baixa na mulher

A testosterona baixa na mulher pode ser causada por fatores, como envelhecimento, uso de medicamentos com estrogênios e antiandrogênios, anorexia e ausência de ovários, por exemplo.

Principais sintomas: os sintomas de testosterona baixa na mulher incluem perda do interesse sexual, mudanças de humor, fadiga, perda da massa muscular, secura vaginal e ganho de peso.

Leia também: Testosterona baixa na mulher: sintomas (e como aumentar) tuasaude.com/como-aumentar-a-testosterona-da-mulher

O que significa testosterona alta na mulher

A testosterona alta na mulher é uma condição que pode ser provocada por: síndrome do ovário policístico, tumor no ovário e hiperplasia adrenal congênita. Entenda o que é a hiperplasia adrenal congênita.

Principais sintomas: a testosterona alta pode causar aumento de pelos, principalmente no rosto, peito e costas, queda de cabelo, aumento da massa muscular, ganho de peso e pele oleosa, por exemplo.

O tratamento da testosterona alta na mulher pode ser feito com o uso de medicamentos anticoncepcionais orais, diuréticos e corticóides, que devem ser indicados pelo médico.

Leia também: Testosterona alta na mulher: sintomas, causas e como baixar tuasaude.com/testosterona-alta-na-mulher

Quando usar a testosterona

A testosterona pode ser indicada pelo médico em casos do Transtorno do Desejo Sexual Hipoativo (TDSH), uma disfunção que é caracterizada pelo sofrimento da mulher devido a falta ou redução de desejo sexual ou incapacidade ou perda de interesse durante o sexo por pelo menos 6 meses.

Tipos de testosterona

Os diferentes tipos de testosterona são:

  • Adesivos de testosterona: não é aprovado para uso no Brasil. No entanto, fornecem cerca de de 150 a 300 µg/dia de testosterona;
  • Testosterona em gel ou creme: de 0,5 g de gel ou creme por dia, aplicada na parte interna da coxa, nádegas ou parte de baixo da barriga, 1 vez por dia por até 6 meses;
  • Comprimidos de testosterona: a testosterona na forma de comprimidos não é recomendada por apresentar alto risco de efeitos colaterais e hepatotoxicidade;
  • Injeção de testosterona: a injeção intramuscular de testosterona não é recomendada, porque aumenta muito os níveis deste hormônio no sangue, além de causar efeitos colaterais importantes e irreversíveis.

O uso da testosterona para fins estéticos ou esportivos não é recomendado pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, já que pode causar problemas à saúde da mulher.

Possíveis efeitos colaterais

O uso do hormônio testosterona nas mulheres pode causar alguns efeitos colaterais, como acne, excesso de pelos no corpo, queda de cabelo, aumento do risco cardiovascular, engrossamento da voz, aumento do clitóris, dependência psicológica, transtorno da imagem corporal e transtornos alimentares.

Dicas para regular a testosterona

Algumas dicas para regular a testosterona naturalmente são:

  • Consumir alimentos ricos em vitamina D, zinco e vitamina A, pois estes nutrientes atuam na produção do hormônio testosterona;
  • Dormir de 7 a 9 horas por noite, pois o sono regula os níveis de cortisol, o hormônio que atua na produção de testosterona;
  • Manter o peso adequado, porque o excesso de gordura corporal aumenta os níveis de aromatase, uma enzima que diminui a produção e níveis de testosterona;
  • Diminuir o estresse, com atividades como leitura, yoga, dança, passeios com amigos ou sessões de psicoterapia.

Além disso, é importante também praticar atividades físicas regularmente, pelo menos 3 vezes na semana, pois ajudam a regular os níveis de testosterona feminina.

Leia também: Como aumentar a testosterona: 6 dicas infalíveis tuasaude.com/como-aumentar-a-testosterona

Vídeos relacionados

Alimentos para aumentar a TESTOSTERONA · com receita

12:17 | 762.091 visualizações