O TGP alto pode indicar lesões nas células do fígado, que podem estar relacionadas com situações como, esteatose hepática, cirrose, hemocromatose ou hepatite viral.
Alguns dos sintomas que podem surgir com o TGP alto, também conhecido como alanina aminotransferase, incluem pele e olhos amarelados, coceira no corpo, dor na região superior direita da barriga, urina escura e barriga inchada.
Leia também: Alanina Aminotransferase (ALT): o que é e o que significa TGP alto ou baixo tuasaude.com/para-que-serve-o-teste-de-alanina-aminotransferaseO tratamento do TGP alto deve ser feito pelo clínico geral ou hepatologista e varia conforme a causa dessa condição, podendo incluir dieta saudável, uso de medicamentos e mudanças no estilo de vida.
O que significa TGP alto
O TGP alto pode indicar lesões nas células do fígado, que estão presentes em situações como:
- Esteatose hepática, ou gordura no fígado;
- Cirrose;
- Hepatite viral;
- Hepatite autoimune;
- Hepatite medicamentosa;
- Hepatite isquêmica.
Outras causas do TGP alto incluem hemocromatose, infarto, doença de Wilson, doença celíaca, Síndrome de Budd-Chiari e alterações genéticas que afetam o fígado.
No entanto, essa enzima também é encontrada nos músculos e no coração, podendo ficar elevada após a prática de exercícios físicos intensos, por exemplo.
Por isso, para confirmar possíveis lesões no fígado, o médico também avalia os sintomas e o histórico de saúde da pessoa, além de solicitar outros exames, como bilirrubina, fosfatase alcalina, TGO e biópsia do fígado.
Leia também: 13 exames para avaliar o fígado (e como é o preparo) tuasaude.com/exames-para-o-figadoTGP infantil alto
Assim como nos adultos, o TGP infantil alto também pode indicar alterações no fígado, como hepatites virais, esteatose hepática, hepatite medicamentosa e autoimune, por exemplo.
Valores normais
De forma geral, os valores considerados normais de TGP no sangue são entre 7 e 56 U/L.
No entanto, os valores de referência TGP variam entre diferentes tipos de laboratório e também conforme o sexo, o índice de massa corporal e o histórico médico da pessoa.
Assim, é importante que o resultado seja sempre avaliado pelo médico que solicitou o exame, para verificar se houve alteração e as possíveis causas.
Sintomas de TGP alto
Os sintomas de TGP alto geralmente estão relacionados com problemas no fígado, incluindo:
- Pele e olhos amarelados;
- Coceira no corpo;
- Dor na região superior direita da barriga;
- Enjoos ou vômitos;
- Cansaço excessivo;
- Urina escura;
- Perda de apetite;
- Barriga inchada.
Além disso, quando o TGP alto é causado por problemas no fígado, a pessoa também pode apresentar fezes amareladas, cinzentas ou esbranquiçadas. Conheça outras causas das fezes esbranquiçadas.
No entanto, é importante ressaltar que muitas pessoas que possuem os níveis de TGP alto no sangue não apresentam sintomas.
Como é o tratamento do TGP alto
O tratamento do TGP alto varia conforme a causa da alteração dessa enzima, podendo incluir dieta saudável, uso de medicamentos e mudanças no estilo de vida.
1. Dieta saudável
A dieta saudável é indicada para tratar o TGP alto causado por gordura no fígado, hepatite ou cirrose, sendo recomendado evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e o consumo de alimentos ricos em gordura e açúcar, como queijos amarelos, bacon, chocolate, sorvete ou suco de frutas. Veja como deve ser a dieta para gordura no fígado e cirrose.
Já na doença celíaca, a dieta deve ser totalmente sem glúten, evitando-se o consumo de alimentos como trigo, cevada, centeio, malte, triticale e espelta, e alimentos que podem ser contaminados com o glúten, como aveia, molho shoyu e carnes embutidas.
2. Mudanças no estilo de vida
Mudanças no estilo de vida, incluindo praticar pelo menos 30 minutos de exercícios físicos por dia e manter o peso adequado ou perder peso, são importantes para ajudar no tratamento da gordura no fígado.
3. Medicamentos
Em casos de TGP alto causado por gordura no fígado, o médico pode prescrever o uso de medicamentos, como sinvastatina, para ajudar a baixar o colesterol alto; metformina, para controlar a resistência à insulina ou diabetes; e protetores hepáticos, como o ácido ursodesoxicólico. Veja como é o tratamento para gordura no fígado.
Já para o tratamento da cirrose, hepatites virais e hemocromatose, o médico pode indicar o uso de medicamentos como antirretrovirais, corticosteroides, imunossupressores, diuréticos e analgésicos.