Tinea corporis: o que é, sintomas, causas e tratamento

Tinea corporis é uma infecção na pele causada por fungos, resultando em sintomas como mancha na pele, em forma de anel, coceira e descamação da pele, afetando principalmente as nádegas, tronco, pescoço, braços ou pernas.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Dermatologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Esse tipo de micose é causada por fungos das espécies Trichophyton ou Microsporum, que vivem nas camadas externas da pele, e que podem ser transmitidos por contato da pele de uma pessoa infectada para outra, ou por meio do contato com animais ou objetos contaminados.

O tratamento da tinea corporis, também conhecida como dermatofitose, tinha, tinea corporal ou micose superficial, é feito pelo dermatologista e, geralmente, é indicada a aplicação de pomadas ou cremes antifúngicos na pele.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de tinea corporis

Os principais sintomas da tinea corporis são manchas na pele com as seguintes características:

  • Mancha em forma de anel, com tamanho de 1 a 5 cm;
  • Bordas vermelhas com uma área mais clara no meio;
  • Saliências ou relevos nas bordas;
  • Coceira na região;
  • Lesão com ou sem descamação da pele;

Os sintomas de tinea corporis variam de acordo com o fungo que está causando a infecção, mas geralmente se iniciam 4 a 10 dias após o contágio.

Nos casos mais graves, devido à multiplicação do fungo, as manchas na pele podem se unir, formando uma placa extensa, e em alguns casos podem surgir bolhas e feridas com pus perto das manchas.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da tinea corporis é feito pelo dermatologista através da avaliação dos sintomas e exame físico observando as características das lesões na pele.

Marque uma consulta com o dermatologista na região mais próxima de você:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Além disso, o médico pode fazer um exame de dermatoscopia para auxiliar no diagnóstico, pois permite em que se examina a pele utilizando uma lupa especial, para avaliar as alterações com mais detalhes. Confira como é feita a dermatoscopia.

Para confirmar confirmar a presença e o tipo de fungo, o médico pode fazer um exame de raspagem da pele, que consiste em retirar algumas células de pele e analisá-las no microscópio ou enviar ao laboratório para exame de cultura.

Esses exames são também importantes para descartar outros problemas de pele que podem causar manchas na pele como psoríase, eczema ou dermatite seborreica, por exemplo.

Possíveis causas

A tinea corporis é uma micose de pele causada pelos fungos das espécies Trichophyton mentagrophytes, Trichophyton rubrum ou Microsporum canis, que invadem e se multiplicam no extrato córneo, que é a camada mais externa da pele.

Transmissão da tinea corporis

A tinea corporis pode ser transmitida das seguintes formas:

  • Pessoa para pessoa: através do contato direto pele a pele com uma pessoa infectada;
  • Animais para pessoas: por meio do contato com a pele ou pelo de animais infectados, como cães, gatos ou vacas;
  • Objetos ou superfícies contaminados: é possível que ocorra infecção através da utilização ou compartilhamento de roupas, toalhas, lençóis, pentes ou escovas contaminados com o fungo;
  • Solo para pessoas: a tinea corporis também pode ser transmitida pelo contato prolongado com o solo altamente infectado pelos fungos, embora essa forma de transmissão seja rara.

Além disso, alguns fatores podem aumentar o risco de desenvolvimento da tinea corporis como viver em regiões muito quentes e úmidas, participar de esportes de contato pele a pele, como luta livre, compartilhar roupas ou objetos pessoais, ou ter o sistema imunológico enfraquecido, por exemplo.

Como é feito o tratamento

O tratamento da tinea corporis precisa ser orientado pelo dermatologista e geralmente inclui remédios como:

  • Antifúngicos na forma de pomada, gel, creme ou spray, como terbinafina, cetoconazol, clotrimazol ou miconazol, aplicados diretamente sobre a pele na região afetada, geralmente, de 1 a 2 vezes por dia, de 15 a 30 dias de tratamento;
  • Antifúngicos na forma de comprimidos, como griseofulvina, terbinafina ou itraconazol, tomados por via oral, nos casos de tinea corporis grave ou que não melhoram com o tratamento tópico.

O tempo de tratamento deve ser indicado pelo dermatologista, de acordo com as características das manchas na pele, bem como o número de manchas, tipo de fungo, gravidade da micose e estado de saúde da pessoa.

Opções de tratamento caseiro

Algumas opções de tratamento caseiro para tinea corporis são o chá de sálvia, chá de aipim ou spray de babosa com óleo de melaleuca, que podem ser usados para complementar o tratamento médico e acelerar a recuperação.

Esses remédios possuem ação antifúngica, anti-inflamatória ou cicatrizantes, aliviando a coceira na pele de forma natural.

Os remédios caseiros podem ser preparados em casa com ingredientes naturais comprados em farmácias ou lojas de produtos naturais, e utilizados diretamente sobre a pele. Saiba como preparar os remédios caseiros para tinea corporis.

Como prevenir

Alguns cuidados são importantes para prevenir ou reduzir o risco de infecção pelos fungos causadores da tinea corporis, como:

  • Não compartilhar roupas ou objetos pessoais com outras pessoas;
  • Evitar usar roupas muito apertadas, principalmente em regiões com clima quente e úmido;
  • Lavar bem a pele com sabonete neutro após esportes que envolvam contato pele a pele com outra pessoa;
  • Secar bem a pele após o banho;
  • Levar o animal de estimação ao veterinário se ele apresentar manchas de pelos ou bolhas na pele.

Além disso, no caso de se ter alguma pessoa próxima com tinea corporis, é importante certificar que a pessoa seja tratada para evitar a transmissão do fungo.

Vídeos relacionados

Segredos para uma pele bonita e saudável | Tatiana Zanin

07:21 | 71.897 visualizações

Como ter uma PELE PERFEITA | com @depoisdosquinze

14:28 | 73.485 visualizações

5 ALIMENTOS para ter uma PELE FIRME e HIDRATADA

03:23 | 540.759 visualizações