4 tipos de borderline: características e tratamento (com teste online)

Os 4 tipos de borderline são: impulsivo, desencorajado, autodestrutivo e petulante, que variam conforme as suas características, incluindo comportamentos excitados ou passivo-agressivo, isolamento e autopunição, por exemplo.

De acordo com o tipo dessa condição, os sintomas da síndrome de borderline podem incluir alterações rápidas de humor, medo de ser abandonado, impulsividade, sensação de solidão e raiva frequente.

Leia também: 10 sintomas da síndrome de Borderline (com teste online) tuasaude.com/sintomas-da-sindrome-de-borderline

Embora existam algumas diferenças que ajudam a classificar o transtorno da personalidade borderline em tipos, essa categorização foi feita pelo psicólogo norte americano Theodore Millon, mas atualmente não é recomendada para o diagnóstico clínico ou tratamento dessa condição.

Mulher atende homem em uma sala, ambos sentados

4 tipos de borderline

Os 4 tipos de borderline são:

1. Borderline impulsivo

No borderline impulsivo, a pessoa pode ter comportamentos excitados, podendo ser muito caprichosa ou distraída, indecisa e superficial.

Características: dificuldade de controlar os impulsos, tentativas de automutilação, incluindo suicídio, e ações que estimulam a emoção.

2. Borderline desencorajado

O borderline desencorajado é um tipo onde a pessoa costuma ser mais isolada, introvertida, vulnerável, além de apresentar um sentimento frequente de perigo ou submissão.

Características: pessoa com comportamento de isolamento, pegajosa e carente, onde, no entanto, a atenção recebida não é satisfatória.

Além disso, a pessoa também pode apresentar sensação de abandono e passividade que podem levar ao surgimento de raiva e instabilidade emocional.

3. Borderline autodestrutivo

No borderline autodestrutivo, a pessoa normalmente demonstra raiva e autopunição, onde a tensão, o mau humor ou o conformismo provocam atitudes depressivas ou até mesmo masoquistas.

Características: sentimentos de ódio e desgosto de si mesmo. Além disso, a pessoa costuma buscar satisfação ao ter a atenção de outras pessoas, mas, quando não consegue, pode apresentar atitudes autodestrutivas, como ameaças ou tentativas de suicídio, uso de substâncias e outras ações destrutivas.

4. Borderline petulante

Pessoas com borderline do tipo petulante geralmente apresentam padrões de comportamento passivo-agressivo, além de serem teimosas, rancorosas, impacientes e pessimistas.

Características: a pessoa com este tipo de borderline pode apresentar sentimentos alternados de surtos de raiva e sensação de desmerecedora ou rejeitada.

Além disso, pessoas com o tipo borderline petulante, também sentem uma grande vontade de manipular e controlar outras pessoas, podendo, assim, causar problemas nos relacionamentos.

Teste online de borderline

Para saber o risco de borderline, faça o teste a seguir:

Este teste é uma ferramenta que deve ser usada apenas como orientação e, por isso, não serve como diagnóstico e não deve substituir a consulta com o psiquiatra.

Como é o tratamento

O tratamento da síndrome de borderline deve ser indicado pelo psiquiatra e inclui:

  • Psicoterapia, incluindo terapia comportamental dialética e terapia cognitivo-comportamental, que ajudam a pessoa a gerenciar melhor as emoções;
  • Medicamentos, como antidepressivos, antipsicóticos, por exemplo, podem ser prescritos pelo médico para tratar outros transtornos associados, como depressão, agitação ou ansiedade grave, ou comportamento agressivo;
  • Internação hospitalar, que pode ser recomendada para pessoas com elevado risco de automutilação.

Além disso, outras terapias que também podem ser indicadas para ajudar no tratamento da síndrome de borderline são: terapia psicodinâmica, terapia do esquema, terapia de mentalização e terapia focada em transferência.

Leia também: 8 tratamentos para transtorno de personalidade borderline tuasaude.com/tratamentos-para-transtorno-de-personalidade-borderline