Tipos de conjuntivite: bacteriana, viral ou alérgica (e como confirmar)

A conjuntivite é uma inflamação na conjuntiva do olho, o que pode ser causado por vírus, bactérias ou ser consequência de uma alergia, resultando em sintomas muito desconfortáveis, como vermelhidão nos olhos, produção de remelas, coceira e queimação.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Oftalmologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Este tipo de inflamação pode aparecer em apenas um dos olhos, mas também pode afetar ambos os olhos, especialmente se existirem remelas que possam ser transportadas de um olho para o outro.

Uma vez que a conjuntivite pode ter diversas causas, é importante que o oftalmologista seja consultado para que seja feita uma avaliação, identificada a causa e iniciado o tratamento mais adequado, que envolve o uso de colírios específicos.

Imagem ilustrativa número 1

Tipos de conjuntivite

Os principais tipos de conjuntivite incluem:

1. Conjuntivite viral

A conjuntivite viral é aquela que é causada pela infecção por vírus e que, normalmente, causa sintomas mais leves, que incluem apenas vermelhidão, hipersensibilidade à luz, produção excessiva de lágrimas e coceira.

Além disso, como são raros os casos em que existe produção de remelas, a conjuntivite viral tende a apenas afetar um dos olhos. Veja mais detalhes sobre este tipo de conjuntivite e como é feito o tratamento.

2. Conjuntivite bacteriana

A conjuntivite bacteriana geralmente causa sintomas e sinais mais intensos, com produção excessiva de remelas e ligeiro inchaço das pálpebras, além da vermelhidão dos olhos, hipersensibilidade à luz, dor e coceira.

Devido à produção de remelas, a conjuntivite bacteriana tem maiores chances de afetar ambos os olhos, já que é mais fácil transportar as secreções para o outro olho. Entenda melhor como identificar a conjuntivite bacteriana e como tratar.

3. Conjuntivite alérgica

A conjuntivite alérgica é o tipo mais comum e geralmente afeta ambos os olhos, sendo provocada por substâncias que provocam alergia, como por exemplo pólen, pêlos de animais ou poeira da casa. Geralmente afeta pessoas susceptíveis a alergia como em casos de asma, rinite ou bronquite.

Este tipo de conjuntivite não é transmissível e ocorre mais frequentemente na primavera e no outono, quando há muito pólen espalhado pelo ar, podendo, por isso, ser tratada com um colírio antialérgico. Saiba mais sobre este tipo de conjuntivite e como tratar.

4. Outros tipos de conjuntivite

Além dos três principais tipos de conjuntivite, é ainda possível o surgimento de uma conjuntivite tóxica, que acontece quando a irritação é causada por produtos químicos, como por exemplo a tinta do cabelo, produtos de limpeza, exposição a fumaça do cigarro ou o uso de alguns tipos de medicamentos.

Nestes casos, os sinais e sintomas como olhos lacrimejando ou vermelhidão, normalmente desaparecem de um dia para o outro, apenas com lavagem com soro fisiológico, sem que seja necessário tratamento específico.

Marque uma consulta com o oftalmologista mais próximo para investigar o tipo de conjuntivite e, assim, iniciar o tratamento mais adequado:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como saber o tipo de conjuntivite

A melhor forma de identificar o tipo de conjuntivite, é consultar um oftalmologista para avaliar os sintomas, sua intensidade e identificar o agente causador. Até saber o diagnóstico, é importante prevenir o contágio, lavando frequentemente as mãos e evitando compartilhar objetos que estejam em contacto direto com o rosto, como tolhas ou travesseiros.

Assista o vídeo seguinte, e entenda melhor quais as diferenças entre os vários tipos de conjuntivite:

Conjuntivite viral, alérgica ou bacteriana? Como tratar | com Dr. Arthur Frazão

10:33 | 294.545 visualizações

Como tratar a conjuntivite

O tratamento da conjuntivite depende da sua causa, podendo ser receitados colírios lubrificantes como lágrimas artificiais, colírios ou pomadas com antibiótico e anti-histamínicos para aliviar os sintomas. No entanto, durante o tratamento, podem ainda ser tomadas outras medidas para aliviar os sintomas, como:

  • Evitar a exposição à luz solar ou luz intensa, usando sempre que possível, óculos de sol;
  • Lavar regularmente os olhos com soro fisiológico, de forma a eliminar as secreções;
  • Lavar as mãos antes e depois de tocar nos olhos ou de aplicar colírios e pomadas;
  • Colocar compressas frias nos olhos fechados;
  • Evitar usar lentes de contacto;
  • Trocar toalhas de banho e de rosto a cada utilização;
  • Evitar a exposição a agentes irritantes, como fumaça ou poeira;
  • Evitar frequentar piscinas.

No caso da conjuntivite ser infecciosa, deve-se evitar partilhar maquiagem, toalhas de rosto, travesseiros, sabonetes ou qualquer outro objeto que esteja em contacto com o rosto. Confira como é feito o tratamento para cada tipo de conjuntivite.

Vídeos relacionados

Conjuntivite viral, alérgica ou bacteriana? Como tratar | com Dr. Arthur Frazão

10:33 | 294.545 visualizações