Problemas na tireoide: engordam ou emagrecem?

Os problemas na tireoide podem engordar ou emagrecer, o que depende do tipo de alteração e dos níveis de hormônios da tireoide que podem estar aumentados no caso do hipertireoidismo ou diminuídos no caso do hipotireoidismo.

A tireoide é uma glândula responsável por produzir os hormônios T3 e T4, que regulam o funcionamento de vários mecanismos do corpo, desde os batimentos do coração, até os movimentos do intestino e, inclusive, o gasto energético, a temperatura corporal e o ciclo menstrual na mulher.

Dessa forma, qualquer alteração na tireoide pode facilmente afetar o funcionamento de todo o corpo, causando vários sintomas desagradáveis como aumento ou perda de peso, prisão de ventre, queda de cabelo, pele seca, cansaço e dificuldade de concentração, por exemplo. Confira os sintomas mais comuns de problemas na tireoide.

Imagem ilustrativa número 1

Principais problemas da tireoide

Os principais problemas da tireoide que podem levar ao aumento ou a perda de peso são:

1. Hipotireoidismo

O hipotireoidismo é uma disfunção da tireoide que produz menos hormônios T3 e T4, resultando em sintomas como aumento de peso, cansaço excessivo ou pele seca e áspera, por exemplo. Saiba identificar os sintomas do hipotireoidismo.

No entanto, embora seja raro, algumas pessoas que sofrem de hipotireoidismo e que fazem tratamento com medicamentos de reposição do hormônio tiroidiano, também podem vir a sofrer perda de peso, principalmente se a dose for superior ao recomendado.

A causa do hipotireoidismo pode ser autoimune, ou ocorrer por deficiência de iodo ou alterações na glândula pituitária no cérebro que produz o hormônio TSH, que estimula a tireoide a produzir T3 e T4. Veja outros problemas comuns da tireoide.

2. Hipertireoidismo

O hipertireoidismo é caracterizado pelo aumento da produção de hormônios da tireoide, que está associada a um aumento do metabolismo, e por isso, um dos sintomas é o emagrecimento.

Porém, este aumento do metabolismo, pode causar aumento do apetite, o que, em algumas pessoas pode levar ao aumento de ingestão de alimentos e consequente aumento do peso.

Uma outra causa do aumento de peso em pessoas com hipertireoidismo é a tireoidite, que é uma inflamação da tireoide que pode ser causada pela Doença de Graves, uma doença autoimune, que é uma das causas que está na origem do hipertireoidismo. Saiba identificar os sintomas da doença de Graves e veja como é feito o tratamento.

Por que acontece?

O aumento ou a perda de peso causados por problemas na tireoide acontecem porque a tireoide tem o papel de regular o funcionamento de vários órgãos do corpo e até de influenciar a temperatura corporal, esta glândula é capaz de afetar o metabolismo, que é a quantidade de energia que o organismo gasta durante o dia para se manter funcionando.

Desta forma, no hipertireoidismo ocorre um aumento do metabolismo já que há níveis aumentados de hormônios da tireoide, levando a uma perda de peso.

Já pessoas com hipotireoidismo, têm o metabolismo diminuído, devido aos níveis mais baixos de hormônios tireoidianos e, assim, tendem a aumentar de peso mais facilmente.

Como identificar os problemas na tireoide

O diagnóstico de problemas na tireoide é feito pelo endocrinologista iniciando-se pela avaliação do sintomas e histórico de saúde.

Para identificar qual tipo de alteração na tireoide a pessoa tem, o médico deve solicitar exames de sangue que medem as concentrações dos hormônios produzidos pela tireoide, T3 e T4, assim como do hormônio TSH, que é produzido no cérebro e que é responsável por estimular o funcionamento da tireoide.

No caso do hipotireoidismo, normalmente os valores de T3 e T4 estão abaixo do normal, enquanto o valor de TSH está aumentado.

Já no hipertireoidismo, os valores de T3 e/ou T4 estão acima do normal, enquanto o valor de TSH está diminuído.

Se apresenta sintomas de problema na tireoide, marque uma consulta com um endocrinologista na região mais próxima:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Endocrinologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

O que fazer para evitar o ganho de peso

A melhor forma de combater o ganho de peso por alterações na tireoide é identificar o problema e iniciar o tratamento adequado, pois assim será possível equilibrar o funcionamento da tireoide e de todo o metabolismo corporal.

No entanto, diminuir a quantidade de calorias ingeridas na alimentação, assim como aumentar o gasto energético através de exercício físico diário também são essenciais para ajudar a manter o peso corporal.

De qualquer forma, essas orientações devem ser sempre feitas pelo endocrinologista que está fazendo o tratamento do problema na tireoide.

Confira algumas dicas da nossa nutricionista sobre como deve ser a alimentação para problemas na tireoide:

Alimentação para Problemas na Tireoide

04:47 | 946.005 visualizações

Vídeos relacionados

Sinais que a sua TIREOIDE não está bem

06:35 | 14.851 visualizações

Alimentação para Problemas na Tireoide

04:47 | 946.005 visualizações