Tocofobia: o que é, sintomas, causas e tratamento

A tocofobia é o medo irracional de engravidar e/ ou do parto, de forma que a mulher pode ter sintomas de ansiedade, crises de pânico, necessidade de fazer testes de gravidez com frequência e menor tolerância à dor, por exemplo.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Psicólogo perto de você! Parceria com Buscar Médico

Os sintomas da tocofobia são mais intensos quando a mulher pensa sobre a gravidez ou o momento do parto, podendo também apresentar aumento da pressão arterial e suor frio.

Em caso de sintomas de tocofobia, é importante que o psicólogo ou o psiquiatra seja consultado para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento para melhorar a qualidade de vida da mulher, o que pode ser feito por meio de sessões regulares de terapia e/ ou uso de medicamentos.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas de tocofobia são:

  • Ataques de pânico;
  • Ansiedade;
  • Crença de que todos os métodos contraceptivos são falhos;
  • Realização frequente de testes de gravidez;
  • Medo do parto e de possíveis complicações durante o procedimento;
  • Menor tolerância à dor.

Os sintomas costumam ser mais intensos quando a mulher pensa sobre a possibilidade da gravidez ou o parto, além de também poderem surgirem outros sintomas como aumento da pressão arterial, tremores e suor frio, por exemplo.

Além disso, algumas mulheres podem indicar que apresentam sintomas de gravidez logo após ter uma relação sexual, como barriga inchada, seios mais sensíveis e cólica, por exemplo. Saiba reconhecer os primeiros sintomas de gravidez.

Tocofobia na gravidez

A tocofobia na gravidez está principalmente relacionada com o medo de acontecer alguma complicação durante o parto, com o fato de perder o controle no momento do procedimento e com a possibilidade de não conseguir garantir uma boa vida para o bebê.

Assim, ao pensar no momento do parto, a mulher pode ter alguns sintomas que podem aumentar o risco de complicações para o bebê, como pré-eclâmpsia e parto prematuro. Há também maior risco de depressão pós-parto, dificuldade para amamentar e necessidade de parto de emergência.

Como confirmar

Para confirmar a tocofobia, é importante que o psicólogo ou o psiquiatra seja consultado. Dessa forma, é possível que seja feita a avaliação do comportamento da pessoa, assim como sintomas que possam surgir no momento em que a pessoa está falando sobre gravidez e o parto.

Consulte o psicólogo mais próximo para que seja feita uma avaliação dos sintomas e, assim, seja investigada a tocofobia:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Possíveis causas

A tocofobia está principalmente relacionada com experiências pessoais ou com familiares próximos, como abuso sexual, aborto, baixa autoestima, problemas no relacionamento, partos complicados, violência obstétrica ou rede de apoio fraca.

Como é feito o tratamento

O tratamento para tocofobia deve ser orientado pelo psicólogo ou psiquiatra de acordo com os sintomas apresentados pela mulher. No caso de tocofobia leve, é indicado que a mulher faça sessões de psicoterapia regularmente para ajudar a aliviar os sintomas. Em alguns casos, pode ser necessário que a pessoa consulte o psiquiatra para avaliar a necessidade de fazer uso de medicamentos que ajudem a controlar os sintomas e promover a qualidade de vida.

Nos casos em que a mulher está grávida, pode ser indicado que seja feita uma cesárea para evitar que a mulher sinta dor, ficando mais tranquila no momento do parto.