Os laxantes não ajudam a emagrecer, pois a função desse medicamento é estimular o intestino para favorecer a saída das fezes, sendo principalmente indicado para aliviar a prisão de ventre.
O que acontece é que as pessoas com prisão de ventre costumam apresentar distensão abdominal e utilizam os laxantes para esvaziar o intestino, o que faz com que o abdômen fique mais plano e menos inchado, dando uma falsa impressão de que aconteceu a perda de peso.
O uso de laxantes como Dulcolax e Lactopurga, por exemplo, deve ser feito sob orientação médica, pois podem causar alguns efeitos secundários não desejados, como interferir na absorção de alguns nutrientes, principalmente quando utilizados a longo prazo.
Efeitos secundários do uso de laxantes
Os efeitos secundários mais frequentes relacionados com o uso de laxantes são diarreia, dor abdominal, gases e distensão abdominal. No entanto, o uso frequente e prolongado desse tipo de medicamento pode causar outros efeitos secundários mais graves, sendo os principais:
- Atrasar o trânsito intestinal, já que o intestino pode ficar "viciado", ou seja, pode funcionar apenas após o uso do medicamento, dificultando a defecação de forma natural;
- Provocar desidratação, pois os laxantes podem provocar diarreia e perda de água, potássio e outros sais, causando um desequilíbrio eletrolítico no organismo, podendo aumentar o risco de alterações cardíacas, cansaço excessivo e fraqueza muscular;
- Causar deficiência de vitaminas e minerais, pois a diarreia interfere na absorção de nutrientes a nível intestinal;
- Aumentar o risco de problemas cardíacos e complicações renais, a longo prazo.
Além disso, a alteração da microbiota intestinal causada pelo uso frequente de laxantes pode trazer consequências, podendo a pessoa ter episódios alternados de diarreia e prisão de ventre de forma frequente. Por isso, o uso de laxantes só deve ser feito sob indicação médica.
Como soltar o intestino naturalmente
O mais aconselhado para quem sofre com o intestino preso e com a barriga inchada é investir em alimentos ricos em fibras, devendo aumentar progressivamente o consumo de frutas e vegetais com casca, assim como cereais integrais. Confira uma lista de alimentos ricos em fibras.
As fibras atuam como um laxante natural, já que favorecem o bom funcionamento do intestino, pois não são digeridas pelo organismo, ajudam a tornar as fezes mais macias e a aumentar o volume do bolo fecal, fazendo com que sejam eliminadas com maior facilidade e frequência. Além disso, as fibras aumentam a sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa diminua a quantidade de alimentos que consome, favorecendo a perda de peso.
É importante que a dieta rica em fibras seja acompanhada pelo consumo adequado de água, que é de cerca de 2,5 litros por dia. Veja no vídeo a seguir mais dicas do que fazer para combater a prisão de ventre sem que seja necessário usar laxantes:
LAXANTE FUNCIONA PARA EMAGRECER?
06:07 | 324.053 visualizaçõesComo emagrecer e perder barriga sem remédios
Para emagrecer e perder barriga de forma saudável é importante diminuir a quantidade de calorias consumidas, sendo indicado para isso realizar uma alimentação variada e equilibrada em que as furtas, vegetais, cereais integrais, proteínas e gorduras boas façam parte. É importante também evitar o consumo de alimentos ricos em gorduras e açúcares, assim como de bebidas alcoólicas.
Também é importante praticar atividade física de forma regular, principalmente exercícios cardiovasculares como caminhar, correr, nadar e/ ou dançar, por exemplo.
Para saber quantos kg você precisa emagrecer insira seus dados: