Tontura ao levantar: 6 principais causas (e o que fazer)

Na maioria das vezes, a tontura ao levantar é causada por levantar-se rápido, desidratação ou efeito colateral de algum medicamento, mas também pode ser provocada pelo consumo excessivo de álcool, COVID longa ou insuficiência cardíaca.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Cardiologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Além da tontura que ocorre ao se levantar, podem também surgir outros sintomas como falta de ar, cansaço, boca seca, coração acelerado, dor no peito e pressão baixa, dependendo da sua causa.

Em caso de tontura ao levantar, especialmente se for frequente, intensa ou surgirem outros sintomas, é recomendado consultar um cardiologista ou clínico geral. O tratamento pode envolver a suspensão de medicamentos causadores, injeção de soro diretamente na veia ou uso de anti-hipertensivos, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

Causas de tontura ao levantar

As principais causas de tontura ao levantar são:

1. Levantar-se rapidamente

Levantar-se rapidamente algumas vezes pode causar uma queda mais intensa da pressão arterial e sintomas, como tontura e sensação de cabeça vazia ou desmaio, que tendem a passar quando a pessoa deita ou senta novamente.

O que fazer: é recomendado se sentar ou deitar caso a tontura tenha surgido após se levantar rapidamente e os sintomas tendem a passar em poucos minutos. Também é indicado se levantar devagar para evitar mudanças bruscas na pressão arterial. Caso essa situação seja frequente, é recomendado consultar o cardiologista para investigar a causa e iniciar o tratamento mais adequado, caso seja necessário.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Desidratação

A desidratação pode causar tontura ao se levantar devido à diminuição do volume de sangue no corpo, que pode contribuir para a queda da pressão arterial quando se muda de posição.

Também é comum surgirem outros sintomas, como coração acelerado, boca seca, sede, dor de cabeça e urina escura, em caso de desidratação. Confira mais sintomas de desidratação.

O que fazer: deve-se beber bastante líquido para repor as perdas de água pelo corpo e os sintomas tendem a melhorar na medida em que o volume do sangue volta ao normal.

Além disso, caso surjam outros sintomas, como febre, sonolência, diarreia, vômitos ou pressão baixa, é recomendado procurar uma emergência para que a causa da desidratação seja identificada e seja iniciado o tratamento adequado.

3. Efeito colateral de medicamentos

Alguns medicamentos, como anti-hipertensivos, antipsicóticos e antidepressivos, podem causar tontura que surge ao se levantar em algumas pessoas, já que podem afetar a reação do organismo a quedas da pressão arterial.

O que fazer: é importante consultar o médico responsável pelo tratamento para que seja feita uma avaliação e verificada a possibilidade da suspensão, troca ou ajuste da dose do medicamento causador da tontura. Além disso, deve-se evitar usar medicamentos sem orientação médica, devido ao risco de efeitos colaterais.

4. Consumo excessivo de álcool

A tontura ao levantar também pode surgir devido ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, porque o álcool no organismo, além de provocar desidratação, pode causar dilatação de vasos sanguíneos, resultando em queda da pressão arterial.

O que fazer: a tontura ao se levantar normalmente melhora na medida em que o álcool é eliminado do organismo e a pessoa ingere líquidos, sendo recomendado evitar o consumo frequente ou excessivo de bebidas alcoólicas.

Além disso, em caso de alcoolismo, o uso de remédios específicos pode ser indicado pelo psiquiatra, além do acompanhamento com psicólogo, caso se deseje parar com o consumo de bebidas alcoólicas. Saiba como é feito o tratamento do alcoolismo.

5. COVID longa

A tontura que surge ao se levantar pode ser causada pela COVID longa, ou síndrome pós-COVID, que é caracterizada pela persistência de sintomas, como cansaço, falta de ar, esquecimentos, dor de cabeça ou dor no corpo, por mais de 4 semanas após a infecção. Entenda melhor o que é COVID longa e os sintomas.

O que fazer: em caso de suspeita de COVID longa, é recomendado consultar um clínico geral. Embora não exista um tratamento específico, o médico pode indicar medicamentos analgésicos e sessões de fisioterapia ou psicoterapia, por exemplo, dependendo dos sintomas de cada pessoa.

6. Insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca pode provocar tontura ao levantar em algumas pessoas, sendo comum também surgirem outros sintomas, como falta de ar ao fazer esforços físicos, dor no tórax, cansaço e sentir o coração batendo no peito. Veja mais sintomas de insuficiência cardíaca.

O que fazer: em caso de suspeita de insuficiência cardíaca, é recomendado consultar um cardiologista. O tratamento pode envolver remédios, como diuréticos e anti-hipertensivos, que devem ser usados de acordo com a orientação médica, para controlar os sintomas.