Entorse no joelho: sintomas, causas, tipos e tratamento

Entorse de joelho, ou torção de joelho, é o estreitamento excessivo dos ligamentos dessa articulação, podendo romper e causar sintomas como dor intensa e inchaço da região.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Ortopedista de Joelho perto de você! Parceria com Buscar Médico

A torção do joelho pode acontecer durante a prática de alguns esportes, devido à execução de movimentos bruscos ou devido a uma lesão provocada pelo impacto de algum objeto nessa articulação. 

Leia também: Entorse: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/entorse

O tratamento para a entorse deve ser orientado pelo ortopedista e normalmente envolve o repouso da articulação, aplicação de gelo e compressão da região e, nos casos mais graves, pode ser necessária a realização de cirurgia.

Imagem ilustrativa número 2

Sintomas de entorse no joelho

Os principais sintomas da torção no joelho são:

  • Dificuldade de dobrar o joelho e de apoiar o peso do corpo sobre a perna afetada;
  • Dor intensa no joelho, principalmente ao realizar movimentos;
  • Inchaço do joelho;
  • Dificuldade para caminhar.

Em alguns casos pode-se ouvir um barulho no momento da lesão, e em algumas situações, pode ocorrer uma pequena hemorragia dentro da articulação, ficando a região roxa ou azulada. 

Leia também: Dor no joelho: 11 causas comuns (e o que fazer) tuasaude.com/dor-no-joelho

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da entorse de joelho deve ser feito pelo ortopedista ou clínico geral e consiste num exame físico que avalia o movimento, inchaço e a sensibilidade do joelho em relação ao saudável.

Caso seja necessário, pode-se também recorrer a meios de diagnóstico como raio X, ressonância magnética ou ultrassom para avaliar se os ligamentos, meniscos e tendões se romperam ou ficaram gravemente comprometidos.

Marque uma consulta com o ortopedista na região mais próxima de você:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Possíveis causas

A entorse do joelho acontece com mais frequência durante o exercício físico, como basquete, futebol, tênis, voleibol ou ginástica, por exemplo, quando há uma mudança de direção repentina, quando o corpo gira sobre o pé apoiado, quando cai de uma altura considerável ou quando se recebe uma pancada direta na articulação.

Nestes casos, pode ocorrer uma rotação anormal do fêmur em relação à tíbia, levando ao alongamento excessivo dos ligamentos e do menisco, podendo ocorrer ruptura desses ligamentos.

Nos idosos, a torção pode acontecer devido a uma mudança brusca no caminhar, como pode acontecer, ao atravessar a rua, por exemplo. 

Tipos de entorse

A torção pode ser classificada em alguns tipos de acordo com a sua gravidade, sendo os principais:

  • Grau I: há um estiramento excessivo das fibras do ligamento ou uma ruptura mínima;
  • Grau II: há uma ruptura de até dois terços das fibras ligamentares;
  • Grau III: as fibras do ligamento se rompem por completo.

A classificação da entorse ajuda o médico a determinar o tratamento e o tempo de imobilização da articulação e, por isso, é fundamental que o médico seja consultado.

Tratamento para torção no joelho

O tratamento para a torção do joelho depende da gravidade, de forma que nos casos mais leves o médico pode indicar apenas o repouso da articulação, evitando ao máximo colocar o pé no chão, de forma a não fazer peso sobre o joelho. Para isso, a perna deve manter-se elevada e para a pessoas se deslocar, podem ser usadas muletas.

Além disso, pode ser recomendada a aplicação de compressas de gelo no joelho por cerca de 20-30 minutos à cada 2 horas, e deve ir aumentando o intervalo de aplicações ao longo dos dias.

Meias elásticas ou ligaduras de compressão, devem ser usadas para imobilizar o joelho por cerca de 5-7 dias, e o médico pode indicar analgésicos e anti-inflamatórios para alívio da dor. Veja os principais remédios para dor no joelho.

Em alguns casos, pode ser necessário realizar cirurgia, principalmente se a pessoa for jovem ou é atleta. A cirurgia também é recomendada quando a lesão compromete as atividades do dia a dia ou quando é muito grave.

Fisioterapia para a entorse de joelho

Após a retirada da imobilização é importante fazer 10-20 sessões de fisioterapia para ajudar a recuperar o movimento, força e equilíbrio, utilizando equipamentos eletrônicos, como ultrassom e TENS, além de técnicas de mobilização articular e exercícios de alongamento e de fortalecimento muscular, de acordo com a orientação do fisioterapeuta.

O tempo de recuperação depende muito da gravidade da entorse, podendo ser em torno de 3 a 6 meses após a lesão.