A tosse seca no bebê é um sintoma muito comum e acontece como um mecanismo de defesa do organismo para tentar expulsar algum alimento ou secreção. Além disso, a tosse seca no bebê também pode ser causada por resfriado, bronquite, asma ou rinite, por exemplo.
Uma forma para aliviar a tosse seca no bebê é deixar ele de pé no colo ou sentado, para ficar com a cabeça mais elevada, pois esta posição ajuda o bebê a respirar melhor. Outra forma de diminuir a tosse é oferecer pequenas quantidades de água, para diminuir a irritação na garganta.
No entanto, caso o bebê tenha febre, dificuldades para respirar ou as tosses sejam acompanhadas de vômitos, é importante consultar o pediatra, que fará uma avaliação completa e poderá recomendar o uso de alguns medicamentos, como antibióticos e antialérgicos.
Principais causas
As principais causa de tosse seca no bebê são:
- Gripe ou resfriado;
- Cheiros fortes, como fumaça de cigarro, tinta fresca ou inseticida;
- Asma;
- Refluxo;
- Laringite;
- Rinite;
- Pneumonia;
- Coqueluche.
Além das infecções, outra possível causa de tosse seca em bebês é o engasgo que pode ser causado pela presença de um objeto ou alimentos na garganta da criança. Conheça melhor sobre as causas da tosse.
O que fazer
Algumas dicas que podem ajudar a aliviar a tosse seca no bebê são:
- Oferecer pequenas quantidades de água ao longo do dia, se o bebê tiver mais de 6 meses, amamentar sob livre demanda ou dar fórmula infantil para o bebê em temperatura ambiente, para diminuir a irritação na garganta. Os líquidos só devem ser oferecidos quando a tosse estiver controlada, para evitar engasgos;
- Lavar o nariz do bebê com soro fisiológico, quando o nariz estiver entupido também, pois isso ajuda a limpar o nariz, aliviando a tosse. Veja como fazer a lavagem nasal;
- Fazer nebulização com soro fisiológico, para limpar e hidratar as vias aéreas, diminuindo a irritação e evitando a tosse;
- Dar um banho morno no bebê com a porta do banheiro fechada, para produzir vapor no ambiente, ajudando a hidratar as vias aéreas e diluir as secreções;
- Usar um umidificador, no caso de sentir que o ar da casa está mais seco;
- Colocar um travesseiro ou toalhas dobradas por baixo do colchão, para elevar um pouco a cabeceira do berço, porque assim as vias aéreas ficam livres e o refluxo diminui, diminuindo a tosse seca do bebê;
No caso do bebê com mais de 2 anos, é possível dar 1 colher de chá, ou 2,5 mL de mel, antes de dormir, pois o mel ajuda a hidratar a garganta e aliviar a tosse, além de possuir propriedades antimicrobianas, antivirais e anti-inflamatórias.
Medicamentos para tosse
O uso de medicamentos pode ser indicado pelo pediatra quando a tosse seca é causada por situações mais complicadas, como rinite, pneumonia ou asma.
Assim, o pediatra pode prescrever alguns remédios, como antialérgicos, antibióticos, descongestionantes ou expectorantes, onde o tempo de uso e a dosagem do medicamento varia de acordo com a idade, o estado geral de saúde do bebê e a causa da tosse.
Quando levar o bebê ao pediatra
É indicado levar o bebê ao pediatra principalmente se ele tiver menos de 6 meses, se tem alguma doença cardíaca ou pulmonar e/ou se apresentar alguns dos seguintes sintomas:
- Tosse seca por mais de 5 dias;
- Tosse principalmente durante a noite;
- Febre de 38ºC ou mais;
- Respiração mais rápida que o normal;
- Dificuldade para respirar, podendo ser observado pele e lábios azulados;
- Barulho ou chiado no peito ao respirar;
- Muito catarro ou catarro com sangue;
- Tosses com vômitos.
Na consulta com o pediatra, os pais ou responsáveis devem informar todos os sintomas, quando eles começaram e tudo o que foi feito para tentar aliviar a tosse seca no bebê.