A transferrina é uma proteína principalmente produzida pelo fígado e que tem como principal função transportar o ferro para a medula, baço, fígado e músculos, mantendo o bom funcionamento do organismo.
A avaliação da transferrina é normalmente indicada para confirmar e diferenciar as anemias, sendo a sua dosagem normalmente indicada juntamente com a dosagem de ferro e ferritina.
A avaliação da concentração de transferrina no sangue deve ser feita em jejum de 8 a 12 horas, dependendo da orientação do médico e do laboratório.
Para que serve
A dosagem de transferrina normalmente é solicitada pelo médico para fazer o diagnóstico diferencial das anemias microcíticas, que são aquelas caracterizadas pela presença de hemácias menores do que o normal. Dessa forma, além da transferrina, o médico solicita a dosagem de ferro sérico e da ferritina. Saiba mais sobre a ferritina.
Além desses exames, pode ser solicitada a realização da eletroforese de hemoglobina com o objetivo de identificar o tipo de hemoglobina do paciente e, assim, confirmar o diagnóstico de talassemia, por exemplo. Conheça mais sobre a eletroforese de hemoglobina.
É importante que o resultado dos exames seja interpretado pelo médico, pois além da concentração de ferro, transferrina e ferritina, é preciso analisar outros exames para que seja possível verificar o quadro clínico geral do paciente.
O que é Índice de Saturação da Transferrina
O Índice de Saturação da Transferrina corresponde ao percentual de transferrina que está ocupado pelo ferro. Em condições normais, 20 a 50% dos locais de ligação de ligação da transferrina está ocupado com o ferro. Entenda melhor o que é o Índice de Saturação de Transferrina e o resultado.
Valores de referência
Os valores normais da transferrina no sangue são:
- Homens: 215 - 365 mg/dL;
- Mulheres: 250 - 380 mg/dL.
Os valores de referência podem variar de acordo com o laboratório, sendo importante avaliar o resultado conforme os valores apresentados no laudo do exame.
O que significa transferrina alta
A transferrina alta normalmente é percebida na anemia por falta de ferro, conhecida por anemia ferropriva, na gravidez e no tratamento com reposição hormonal, principalmente estrogênio.
O que significa transferrina baixa
As principais situações em que a transferrina está baixa são:
- Talassemia;
- Anemia sideroblástica;
- Inflamações;
- Situações em que há a perda de proteínas, como infecções crônicas e queimaduras, por exemplo;
- Doenças hepáticas e renais;
- Neoplasias;
- Nefrose;
- Desnutrição.
Além disso, a concentração de transferrina no sangue também pode estar diminuída na anemia da doença crônica, que é um tipo de anemia que normalmente acontece em pessoas hospitalizadas e que têm doenças infecciosas crônicas, inflamações ou neoplasias.
Leia também: Transferrina baixa: o que significa (e o que fazer) tuasaude.com/transferrina-baixa